Açoriano Oriental
Livro Amarelo Eletrónico dos Açores estará funcional até ao final de 2025

Governo Regional já publicou anúncio em Jornal Oficial para aquisição de serviços de desenvolvimento para esta plataforma digital

Livro Amarelo Eletrónico dos Açores estará funcional até ao final de 2025

Autor: Rafael Dutra

O Livro Amarelo Eletrónico dos Açores é uma plataforma digital através da qual a população açoriana poderá apresentar reclamações ou até sugestões aos serviços de administração pública. Esta plataforma, um investimento do Governo Regional dos Açores, financiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), tem de estar concluída e operacional até ao final de 2025.

Conforme explica o diretor regional da Organização, Planeamento e Emprego Público, este é um projeto de investimento inserido no “APR + Acessível, Inclusiva e Aberta”, que visa trazer uma nova plataforma de reclamações aos serviços de administração pública.

“Para além de facilitar a participação do cidadão na melhoria dos serviços públicos também vai permitir uma gestão mais eficiente e centralizada das respostas e do tratamento das reclamações. Vai ter possibilidades ao nível das funcionalidades: emissão de alertas, notificações que o cidadão pode acompanhar o ponto de situação da sua reclamação. Traz aqui um grau superior ao nível da abertura e da celeridade destes processos”, afirma Délio Borges, em declarações ao Açoriano Oriental.

Além de ser utilizado como um veículo de transmissão de uma reclamação, esta ferramenta “serve também para o cidadão poder elogiar ou até mesmo sugerir melhorias nos serviços públicos”, adianta.

Para o diretor regional da Organização, Planeamento e Emprego Público, o Livro Amarelo Eletrónico dos Açores representa “um passo essencial na transformação digital da administração pública regional dos Açores, promovendo a acessibilidade e a qualidade dos serviços prestados”.

E acrescenta: “Acho que esta ferramenta, depois de estar implementada, vai melhorar bastante o relacionamento entre o cidadão e a administração pública”.

Este é um investimento que visa melhorar todo o processo, tendo em conta que é oferecida a possibilidade do cidadão de fazer a sua reclamação ou sugestão em formato online.
“Atualmente o cidadão tem que se deslocar ao serviço e fazer o preenchimento da reclamação em papel. Apresenta-se aqui, para além do papel, a possibilidade da reclamação ser feita em formato eletrónico e isso traz vantagens para o cidadão, para o acompanhamento da mesma e também para a tramitação interna e o devido tratamento que tem que ser dado a cada uma destas reclamações, sempre na perspetiva da melhoria do serviço, que é isso que nós pretendemos”, sustenta o diretor regional.

Recorde-se que o Governo Regional dos Açores publicou em Jornal Oficial o Anúncio n.º 322/2024 de 8 de agosto de 2024, com o objetivo de aquisição de serviços de desenvolvimento do Livro Amarelo Eletrónico dos Açores.

Segundo Délio Borges, trata-se de uma aquisição “que tem um preço base de 220 mil euros mais IVA”, e cujo procedimento ficará aberto “durante 30 dias”.

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