Açoriano Oriental
Lisboa e Vale do Tejo a liderar rede temática no maior encontro das regiões da Europa
A Semana Europeia das Regiões e Cidades começa hoje em Bruxelas, onde pela primeira vez Lisboa e Vale do Tejo lidera um consórcio de regiões que debate, entre terça e quinta-feira, a temática da água enquanto factor de competividade.

Autor: Lusa/ AO
"Levamos como tema a água como recurso importante para a competitividade e a atractividade das regiões associada ao turismo sustentável", revelou o presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional de Lisboa e Vale do Tejo (CCDR-LVT), Fonseca Ferreira.

    O responsável entende que a participação da região naquele que é o maior encontro de congéneres europeias, que congrega pela primeira vez as cinco regiões portuguesas, é "uma oportunidade de nos mostrarmos, de vender a região perante os parceiros de outras regiões e os investidores", acreditando que o turismo é "uma das áreas de maior investimento".

    O principal desafio passa por estabelecer intercâmbios com regiões dos 25 Estados-membros, de modo a atrair investimento e a estreitar relações em projectos de cooperação.

    Sob o tema "Making it happen: regions deliver growth and jobs", esta quinta edição dos Dias Abertos (Open Days) é organizada pela Comissão Europeia e pelo Comité das Regiões e conta com o número recorde de 212 regiões e cidades em representação de 34 países de toda a Europa que estão presentes neste evento que procura marcar o calendário da política regional.

    Até quinta-feira, os mil participantes têm a oportunidade de discutir os novos programas da política de coesão, no âmbito do novo quadro de financiamento comunitário, que privilegiam a atracção de investimento, a inovação e a qualificação humana, potenciando ao mesmo tempo a afirmação das regiões.

    Da rede liderada pela CCDR-LVT fazem parte, além do Algarve, quatro regiões de mais dois Estados-membros: Canárias (Espanha), Sícília e Veneza (Itália).

    Em representação da Presidência Portuguesa, o Ministro do Ambiente, Ordenamento do Território e Desenvolvimento Regional, Francisco Nunes Correia, inaugura hoje o evento, em conjunto com a comissária para a política regional, Danula Hubner, e com o presidente do Comité das Regiões, Michel Delebarre.
PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados