Açoriano Oriental
Escola
Escola Secundária da Lagoa

Todos os conteúdos publicados são da responsabilidade da Escola

Iª Feira do Livro da Biblioteca da ESLagoa



Para Voltaire, “A leitura engrandece a alma”. Já, para Saramago, “A leitura é, provavelmente, uma outra maneira de estar em um lugar” e outros há que associam “leitura” a viagem, fonte de prazer, enriquecimento de alma, de conhecimento, de comunicação com o passado ou, simplesmente, uma forma de aumentar o vocabulário e de aprimorar a ortografia. Motivar os alunos para a leitura, visto os inúmeros benefícios que esta acarreta, numa sociedade em que a prioridade são as tecnologias e as redes sociais, tem sido o principal foco da biblioteca da Escola Secundária de Lagoa. Neste sentido, para além de outras atividades que desenvolve ao longo do ano, a biblioteca promoveu, entre os dias 10 e 13 de março, uma Feira do Livro.

É de ressaltar que a realização deste evento só foi possível graças à livraria Bertrand, que facultou os livros, e à imprescindível parceria com a Biblioteca Tomaz Borba Vieira, através do seu responsável, dr. Igor França, e das suas colaboradoras que, de forma prestável e calorosa, ajudaram na organização, disposição e venda. Também, há a enaltecer a Câmara Municipal de Lagoa pela prontidão e responsabilidade assumida no transporte dos livros. Desta forma, agradeço a todas as entidades acima referidas por terem participado na preparação e concretização deste evento, que espelhou o salutar envolvimento entre a escola e a comunidade em prol de um bem comum: a motivação para a leitura e o sucesso dos alunos.

Saliente-se que, de acordo com as necessidades e os interesses dos alunos da escola, os livros selecionados para a feira basearam-se no Top de livros mais recentes, contando com livros de ficção, sebentas e material de apoio a várias disciplinas, tendo em conta os alunos que se estão a preparar para exames nacionais, nomeadamente os de nono, décimo primeiro e décimo segundo anos de escolaridade.

Apraz-me concluir que esta foi uma atividade com sucesso, visto que houve uma boa adesão da comunidade escolar, em geral, relativamente à aquisição de livros, e uma grande satisfação da parte da nossa biblioteca em trazer à escola uma livraria, aumentando, desta forma, o número de leitores e inspirando o gosto pela leitura.

AO Escolas

A Seleção Artificial dos bovinos nos Açores
As turmas do 12ºA e B aceitaram o convite do técnico Carlos Ferreira para conhecerem in loco , no dia 16 de janeiro, a atividade da Associação Agrícola de S. Miguel na área da reprodução assistida dos bovinos na região. Esta área de atividade da Associação, embora pouco divulgada na população em geral, apresenta atualmente uma dinâmica e relevância surpreendentes neste setor.
 
Escola Secundária da Lagoa
Ana Pires – Astronauta cientista – em S. Miguel
Esteve em S. Miguel, entre 7 e 9 de março, a doutora Ana Pires, astronauta análoga e cientista-astronauta. Esta foi uma iniciativa conjunta do Clube de Astronomia da Escola Secundária da Lagoa, do American Corner (Universidade dos Açores) e do Observatório Astronómico de Santana – Açores (OASA).
 
Escola Secundária da Lagoa
Job Shadowing: uma experiência enriquecedora e singular!
No âmbito do projeto Embracing Inclusion in European Languages, do programa Ersmus +, oito professoras da ESL, entre os dias 20 e 27 de fevereiro, rumaram até ao sul de França, Marselha, e, no Collège Lakanal, na pitoresca cidade de Aubagne, participaram em atividades de Job Shadowing. Esta mobilidade consiste na realização de experiências de observação reais de exploração, confronto e contacto com o mundo do trabalho e das profissões, através da observação, de um profissional no desempenho das suas funções durante um determinado período de tempo, no seu próprio local de trabalho.
 
Escola Secundária da Lagoa

Notícias AO

Conselho de Ilha da Graciosa dá parecer favorável ao Orçamento dos Açores para 2024
O Conselho de Ilha da Graciosa deu parecer favorável às antepropostas de Plano e Orçamento do Governo dos Açores para 2024, mas manifestou “grande preocupação” por alguns projetos não constarem devidamente no documento, foi hoje anunciado.
 
59% defende que responsáveis do antigo regime deviam ter sido julgados
A maioria dos inquiridos num estudo hoje divulgado (59%) considera que os responsáveis políticos do antigo regime deveriam ter sido julgados pelos atos de repressão cometidos durante a ditadura, opinião que tem vindo a aumentar ao longo do tempo.
 
65% elegem a data como a mais importante da História de Portugal
O 25 de Abril de 1974 é o facto mais importante da História de Portugal para 65% dos inquiridos numa sondagem hoje divulgada, que revela um aumento desta opinião face a inquéritos anteriores.
 
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados