Hospitais e Unidades de Saúde com mais de 800 reclamações

Os serviços de saúde de São Miguel são os que recebem mais queixas dos utentes, acumulando 572 em 2022. Demora e qualidade no atendimento são as principais queixas



Os três hospitais e as nove Unidades de Saúde de Ilha (USI) dos Açores receberam, em 2022, 872 reclamações no total.

Destas mais de oito centenas de queixas, 542 são referentes aos hospitais açorianos e 330  aos centros de saúde, sendo de realçar, da análise dos dados disponibilizados pela Direção Regional de Saúde, que é em relação ao Hospital Divino Espírito Santo (HDES) e à Unidade de Saúde de Ilha de São Miguel que há mais reclamações, uma vez que só o hospital recebeu 391 queixas e a USI de São Miguel outras 181 queixas.

O maior número de reclamações são feitas em relação a aspetos técnicos e funcionais (254  nos hospitais e 242 nas USI) - nesta categoria é a demora e a qualidade do atendimento (99 e 90 queixas respetivamente nos hospitais) as mais frequentes.

O acesso aos hospitais é a segunda queixa mais frequente nas unidades hospitalares, enquanto nas Unidades de Saúde de Ilha são os aspetos relacionais os que geram mais reclamações (55 ) logo a seguir aos aspetos técnicos e funcionais já referidos.

A falta de pessoal (24) é a terceira queixa mais frequente nos centros de saúde, enquanto nos hospitais é a gestão de estruturas e equipamentos (24). As queixas relativas a aspetos relacionais nos hospitais (20) surgem logo a seguir a questões relacionadas com leis e normas (23).

De salientar que o número de reclamações diminuiu no ano passado, em relação a 2021, ano em que foram feitas 604 queixas nos hospitais e 355 nas Unidades de Saúde de Ilha (959 no total).

E, isto acontece depois de um ano de significativa quebra do número de reclamações  - o primeiro ano da pandemia de Covid-19 (2020) teve apenas 640 reclamações no Serviço Regional de Saúde, quando no ano anterior tinha havido mais de 1000 reclamações nos hospitais e centros de saúde da Região (709 nos hospitais e 386 nas USI).

Um facto a que não é alheio o “travão” colocado nos cuidados de saúde prestados nestes serviços para dar prioridade à resposta à Covid-19, doença sobre a qual não havia ainda muita informação disponível, nem vacina para administrar, e para a qual foi direcionada uma grande parte dos recursos humanos do Serviço Regional de Saúde; aliado às próprias medidas  adotadas para conter a propagação da doença na comunidade.

PUB

Premium

Os Estados Unidos da América manifestaram interesse em cooperar com Portugal na utilização do Porto Espacial de Santa Maria, destinado ao lançamento de satélites. O assunto foi abordado na reunião da Comissão Bilateral entre Portugal e os EUA