Açoriano Oriental
Homem com 25 a 45 anos é o passageiro tipo do aeroporto de Ponta Delgada
O passageiro tipo do aeroporto de Ponta Delgada tem idade compreendida entre os 25-45 anos, é maioritariamente do sexo masculino, com formação académica superior, empregado e viaja pelo menos uma vez por ano.
Homem com 25 a 45 anos é o passageiro tipo do aeroporto de Ponta Delgada

Autor: Ana Carvalho Melo

Esta caracterização resulta de uma inquérito realizado pela a ANA – Aeroportos de Portugal, SA, no período correspondente ao verão IATA (março a outubro), aos passageiros e consumidores nas principais infraestruturas aeroportuárias sob sua gestão. 


Em resultado deste inquérito a ANA revela ainda que os passageiros não residentes na Região que estão de regresso ao local de residência (52,1%) residem maioritariamente em Portugal continental e Canadá, visitam o arquipélago em Turismo e Lazer e fazem-no em família.

Estes passageiros utilizam o balcão da agência de viagens para pesquisa e compra da sua viagem. E não utilizam nenhum dos serviços do aeroporto, mas quando o fazem o consumo é maior nas lojas de moda onde despendem cerca de 34 euros.

Em relação aos passageiros residentes na Região que estão a iniciar uma viagem (26,4%), a maioria reside nas cidades de Ponta Delgada e Ribeira Grande, viaja por motivos de Turismo e Lazer e fá-lo em família.

Estes passageiros utilizam o balcão da agência de viagens para pesquisa e compra da sua viagem. E não utilizam nenhum dos serviços do aeroporto, mas quando o fazem o consumo é maior nos outros serviços (câmbio, farmácia, etc) onde despendem cerca de 43 euros.

O passageiro em transferência em Ponta Delgada representa apenas 12,7% do tráfego, tendo como principal destino final Portugal continental. A ANA revela que a escolha deste este aeroporto se deve ao facto de não haver outra alternativa. Estes passageiros maioritariamente viajam sozinhos.


De acordo com a ANA estes estudos, que têm vindo a ser produzidos desde o ano 2000 nos aeroportos de Lisboa, Francisco Sá Carneiro/Porto, Faro e João Paulo II/Ponta Delgada, têm como objetivo recolher a informação necessária para garantir a prestação de um serviço de excelência e que esteja alinhado com as indicações reveladas pelos passageiros e consumidores.

Os inquéritos são realizados à partida nas salas de embarque dos aeroportos mencionados.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados