Açoriano Oriental
Escola
Escola Básica Integrada Canto da Maia

Todos os conteúdos publicados são da responsabilidade da Escola

Higiene do Sono


COVID

No decorrer do primeiro período letivo, a turma 6.º G da EBI Canto da Maia abordou a “Higiene do Sono”, do domínio “Saúde”, em Cidadania e Desenvolvimento. De entre as várias atividades realizadas, com o contributo de diversas áreas curriculares, realça-se o inquérito elaborado pelos alunos e partilhado com os colegas das turmas de sexto ano.

Os alunos da turma 6ºG da escola EBI Canto da Maia criaram um questionário sobre a higiene do sono. O inquérito foi partilhado a partir dos computadores de uma das salas de informática da escola e este foi respondido por 230 alunos, do 6º ano.

A primeira pergunta deste inquérito questionava se os alunos iam para a cama todos os dias à mesma hora:   98 dos alunos responderam “sim”, outros 25 responderam “não” e 109 responderam “às vezes”.

A segunda questão era: “Antes de ir dormir tenho sempre a mesma rotina”. Assim, 155 alunos responderam “sim”, 26 responderam “não” e 51 “às vezes”.

A terceira questão era se o quarto dos respetivos alunos era calmo e silencioso:  186 dos alunos responderam “sim”, 11 responderam “não” e 36 responderam “às vezes”.

Na quarta questão, perguntaram se os alunos desligavam todos os aparelhos eletrónicos antes de dormir: 151 dos alunos responderam “sim”, 33 “não” e 48 “às vezes”.

E a quinta e última pergunta perguntava se evitavam ingerir alimentos e bebidas com açúcar. Ao que 134 dos alunos responderam “sim”, 16 responderam “não” e 82 “às vezes”.

Analisados os resultados, verificou-se que a maioria dos alunos mantem uma rotina de sono. A maioria manifestou que os seus quartos são calmos e silenciosos. Sendo uma das condições fundamentais para terem um sono repousado o evitar estimulantes, sejam aparelhos eletrónicos ou alimentos.

AO Escolas

Fotografias e Bandeira Nacional cinquentenária em Exposição
No Hall de entrada da Escola Secundária de Lagoa esteve patente uma exposição com fotografias a preto e branco do 24 e 25 de Abril de 74. Nesta exposição esteve também uma bandeira nacional que esteve nas ruas de Lisboa transportada por um soldado açoriano na noite da revolução. Liberal Soares de Jesus era Primeiro-Cabo Escriturário e participou neste momento da história nacional. Trinta anos mais tarde, depois de participar numa conferência sobre os 30 anos de Abril na ESL, surpreendeu todos com a oferta desta bandeira à ESLagoa. ESta exposição fez parte do programa de atividades comemorativas dos 50 anos do 25 de Abril de 1974.
 
Escola Secundária da Lagoa
Entrevista com a escritora Luísa Ducla Soares
No dia 15 de abril, os alunos das turmas 5.ºA, 5.ºE, 5.ºI e 6.º D tiveram o prazer e a honra de poder ouvir Luísa Ducla Soares, no auditório da EBI Canto da Maia.
 
Escola Básica Integrada Canto da Maia
Trigonometria posta em prática
A turma do 1.º ano do curso Técnico de Restaurante/Bar participou, no passado dia 26 de abril, numa atividade de medição de alturas de alguns edifícios históricos da cidade de Ponta Delgada.
 
Escola de Formação Turística dos Açores

Notícias AO

Estreantes no Dia da Mãe confessam ter o “coração fora do corpo”
Joana e Maria Beatriz Andrade são irmãs e mães de primeira viagem. Partilham com o AO o que sentem sobre a maternidade e sobre a celebração do seu primeiro Dia da Mãe
 
Seis homens identificados e um detido após ataques a imigrantes no Porto
Seis homens foram identificados e um foi detido, pela posse de arma ilegal, pela PSP, na sequência das agressões contra imigrantes, no Porto, na madrugada de sexta-feira, revelou hoje à Lusa o porta-voz da Polícia, Sérgio Soares.
 
PCP acusa PS e AD de não quererem "confrontar-se com o escrutínio"
O cabeça de lista do PCP às eleições europeias, João Oliveira, acusou hoje o PS e a AD de não quererem “confrontar-se com o escrutínio” nos debates televisivos, defendendo que a recusa prejudica a mobilização do eleitorado às urnas.
 
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados