Governo dos Açores inicia na quarta-feira visita à ilha do Corvo

O Governo dos Açores inicia na quarta-feira uma visita ao Corvo para contactar com as populações, poder local e instituições, testemunhado a solução no abastecimento regular de bens, por via marítima, à mais pequena ilha.



Na visita que se realiza na quarta e quinta-feira, será feito "o contacto com as populações, um relacionamento com o poder local, com as instituições e até mesmo com os Serviços do Governo Regional instalados no Corvo", disse o presidente do Governo Regional quando questionado sobre a deslocação de trabalho do executivo açoriano.

Durante a visita estatutária do Governo dos Açores referente a 2021, serão também abordados "os compromissos na área da educação, na área da Saúde, na área da Proteção Civil, a cidadania em geral, acessibilidades", referiu José Manuel Bolieiro.

O chefe do executivo açoriano adiantou ainda que o Governo irá também "testemunhar diretamente a solução" encontrada para o abastecimento à ilha do Corvo, por via marítima, "sem interrupção".

José Manuel Bolieiro realçou "o esforço" do seu executivo para assegurar "a regularidade" no abastecimento de bens, por via marítima, à ilha do Corvo

"Com sucesso fizemos e com a ousadia com que este Governo assumiu a inovação do transporte marítimo de bens para abastecimento à ilha do Corvo desde o ano passado", vincou.

De acordo com o programa divulgado pelo Governo, o presidente e o executivo açorianos têm, na quarta-feira, uma reunião com o presidente da Câmara do Corvo, uma visita e reunião com a Santa Casa da Misericórdia da Vila do Corvo, para além de outra reunião com os delegados de Ilha dos Serviços do Governo e do Fórum Autonómico.

Para quinta-feira, está agendada uma visita ao Porto da Casa (após operação de abastecimento do navio “Thor”), seguida de reunião sobre a atividade da embarcação quer no abastecimento, quer no apoio ao navio “Felicity Ace”, que há cerca de uma semana se incendiou ao largo do Faial, nos Açores.

Da agenda faz ainda parte uma reunião com os deputados regionais eleitos pela ilha do Corvo, outra com as Instituições que integram o Conselho de ilha do Corvo e visitas à Escola Básica e Secundária Mouzinho da Silveira, bem como ao Centro de Saúde, para apresentação do projeto de empreitada de ampliação.

O Governo dos Açores abriu concursos para requalificar o centro de saúde da ilha do Corvo por 215 mil euros, e construir um refeitório na escola Mouzinho da Silveira, por 206 mil euros, de acordo com o Jornal Oficial de 04 de fevereiro.

A empreitada na Unidade de Saúde da ilha do Corvo pretende a “requalificação e ampliação do edifício”, para corrigir “as patologias existentes” e “melhorar as condições de utilização, reestruturação e reorganização funcional”, descrevia-se na publicação.

O Jornal Oficial acrescentava que a obra tem o prazo de execução previsto de cerca de nove meses (270 dias).

Para a Escola Básica e Secundária Mouzinho da Silveira, também no Corvo, pretende-se a ampliação, e a construção de “um refeitório e de uma sala de terapia para a comunidade escolar”, numa empreitada com um prazo de execução de 270 dias.

Segundo o Estatuto Político-Administrativo dos Açores, o Governo Regional tem de visitar cada uma das ilhas do arquipélago sem departamentos governamentais (seis) pelo menos uma vez por ano, com a obrigação de reunir o Conselho do Governo na ilha visitada.


PUB