Açoriano Oriental
Governo dos Açores critica centralização de decisões sobre desenvolvimento rural

O presidente do Governo Regional dos Açores criticou esta quarta-feira a centralização, por parte de Bruxelas, das decisões relativas ao desenvolvimento rural, defendendo que estas matérias devem ser decididas ao nível local.

Governo dos Açores critica centralização de decisões sobre desenvolvimento rural

Autor: Lusa/AO Online

Durante a apresentação do projeto de beneficiação do Caminho do Facho, na ilha de Santa Maria, onde o executivo regional se encontra em visita estatutária, Vasco Cordeiro defendeu que "a região tem um histórico de boa utilização de fundos comunitários dirigidos à agricultura”, razão pela qual condena a proposta da Comissão Europeia para o desenvolvimento rural, considerando que esta é uma matéria essencial e que deve ser decidida a nível local.

A luta contra a centralização das decisões sobre esta matéria deve ser “feita por todos”, afirmou o presidente do Governo Regional.

O projeto de beneficiação do Caminho do Facho implica um investimento de 1,3 milhões de euros e prevê a melhoria de um troço de 4,5 quilómetros que permitirá o acesso a três dezenas de explorações agrícolas.

O projeto “insere-se num processo que tem sido feito de dotar a ilha de Santa Maria, à semelhança, aliás, das restantes, de infraestruturas necessárias de apoio à atividade agrícola”, afirmou o líder do executivo açoriano.

Outras intervenções de melhoria dos acessos, feitas na ilha de Santa Maria, já têm vindo a beneficiar diversas explorações agrícolas.

Nos últimos dez anos, o Governo Regional investiu cerca de 25 milhões de euros na construção de uma rede de caminhos com uma extensão de mais de 1600 quilómetros em toda a região.

Os investimentos para a área das atividades agrícolas incluem também planos para o abastecimento de água à lavoura.

O Instituto Regional de Ordenamento Agrário (IROA) está a preparar “uma avaliação das necessidades de abastecimento de água à lavoura, para toda a região, nos próximos dez anos, fruto de um conjunto de documentos que o Governo tem aprovado, como o Plano Regional para as Alterações Climáticas”, garante Vasco Cordeiro.

Este ano já foi feito um investimento de 1,5 milhões de euros para acautelar o abastecimento de água às explorações agrícolas do arquipélago, um valor que se enquadra num investimento superior a 26 milhões de euros, feito ao longo dos últimos dez anos.

Em relação ao esforço do Governo Regional para apoiar o desenvolvimento do setor agrícola, Vasco Cordeiro ressalvou que, “mais do que a constatação daquilo" que já foi feito, o que releva "é a constatação daquilo que ainda falta fazer”.


PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados