Autor: Lusa / AO online
Pahor e o seu homólogo russo, Vladimir Putin, assinaram hoje um acordo que prevê a cooperação na construção e exploração do gasoduto “South Stream” no território da Eslovénia, sendo este país o último por onde passa a infraestrutura.
“Chegou a hora de revelar a verdade. Devo responder à pergunta porque é que decidimos acelerar as conversações. Queríamos assinar o acordo ainda antes de estragar as nossas relações devido à vitória da nossa selecção”, declarou o bem-humorado primeiro-ministro esloveno.
As selecções da Rússia e da Eslovénia disputam hoje a primeira-mão do "play off" que permitirá o apuramento de uma das equipas.
“Nós temos um provérbio: não grites golo antes de o marcar. Vencerá o mais forte e iremos saudar essa vitória”, retorquiu Putin.
“O 'South Stream' torna-se realmente um grande projecto europeu, nós assinámos hoje o último acordo com todos os parceiros que são necessários à realização deste projecto”, acrescentou.
O novo gasoduto, que deverá entrar em funcionamento em 2015, deverá transportar, anualmente, 63 mil milhões de metros cúbicos de gás natural da Rússia e Ásia Central, através dos mares Cáspio e Negro, até à Europa.
No continente europeu, este gasoduto atravessará e fornecerá gás a países como Bulgária, Grécia, Hungria, Sérvia, Eslovénia, Aústria e Itália.
Este gasoduto pretende ser um concorrente do projecto “Nabucco”, apoiado pela União Europeia.