Açoriano Oriental
Furacão Lorenzo
Furacão Lorenzo encontra-se a 1800 km a sudoeste dos Açores

O furacão Lorenzo (categoria 2 na escala de Saffir-Simpson*), encontrava-se, às 9 horas desta segunda-feira, a aproximadamente 1800 km a sudoeste dos Açores, deslocando-se para norte/nordeste a uma velocidade de 20 km/h.

Furacão Lorenzo encontra-se a 1800 km a sudoeste dos Açores

Autor: Susete Rodrigues/AO Online

De acordo com comunicado da Delegação Regional dos Açores do Instituto Português do Mar e da Atmosfera, mantendo-se as previsões da trajetória, o centro do furacão deverá passar muito próximo do Grupo Ocidental, afetando assim todo o arquipélago na próxima quarta-feira (dia 2 de Outubro).


Desta forma prevê-se para as ilhas do Grupo Ocidental, vento sueste rodando para noroeste com rajadas na ordem dos 190 km/h (com uma probabilidade de 40% de a rajada máxima ser superior a 200 km/h), chuva por vezes forte e ondas de sul, passando a sudoeste com altura significativa entre 10 a 15 metros, podendo a altura máxima atingir os 25 metros.


Para as ilhas do Grupo Central, está previsto vento sudoeste com rajadas até 160 km/h e ondas de sudoeste passando a oeste com altura significativa entre 9 a 12 metros, podendo a altura máxima atingir os 22 metros.


Para as ilhas do Grupo Oriental, prevê-se ondas de oeste de altura significativa 7 a 8 metros e vento com rajadas da ordem dos 85 km/h.


No entanto, devido à distância a que o furacão se encontra, existe ainda incerteza relativamente à trajetória exata e respetiva intensidade com que poderá atingir os Açores.


O comunicado refere ainda que está previsto uma diminuição da intensidade do furacão nos próximos dias.


Um novo comunicado será emitido às 21 horas desta segunda-feira.


(*Escala de Saffir- Simpson: utilizada como medida da intensidade de um furacão; varia de 1 a 5 sendo 5 o mais intenso).


PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados