Autor: Lusa/AO Online
"Será uma reunião para limar arestas, porque, em boa verdade, já fizemos todos o nosso trabalho de casa", explicou à agência Lusa Nuno Henriques, comandante do corpo de Bombeiros Voluntários do Faial, uma das ilhas que, de acordo com as previsões do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), serão atingidas pelo mau tempo.
O furação "Lorenzo" deverá atravessar o arquipélago dos Açores a partir da noite de terça-feira (01 de outubro) e na madrugada de quarta-feira (dia 02), muito próximo das ilhas das Flores e do Corvo (grupo Ocidental), embora os seus efeitos se façam sentir também com intensidade nas ilhas do grupo Central (Faial, Pico, São Jorge, Graciosa e Terceira).
"Mantendo-se as previsões da trajetória, o centro do furacão deverá passar muito próximo do grupo Ocidental, afetando assim todo o arquipélago na próxima quarta-feira", adianta hoje o IPMA, em comunicado, acrescentando que o furacão tem vindo a perder intensidade, devendo atravessar as ilhas já em categoria 2.
Apesar disso, está previsto vento de sueste rodando para noroeste com rajadas na ordem dos 190 quilómetros/hora (km/h) nas Flores e no Corvo (podendo chegar aos 200 km/h), além de chuva por vezes forte e ondas de sul, passando a sudoeste, de 10 a 15 metros, podendo mesmo atingir os 25 metros.
"Aqui, no grupo Central, as previsões indicam alguma melhoria das condições do tempo, em relação à expectativa inicial, mas vamos, mesmo assim, duplicar o número de efetivos de prevenção no quartel de bombeiros e montar um centro de operações de emergência, a partir das 00:00 de quarta-feira", adiantou o comandante dos Bombeiros Voluntários do Faial.
"As zonas mais preocupantes são a costa sul da ilha, sobretudo as freguesias das Angústias, Feteira e Castelo Branco, bem como a zona do Varadouro [freguesia do Capelo], cujo acesso à orla costeira será interditado, por razões de segurança", explicou Nuno Henriques.
Entretanto, a Câmara Municipal da Horta decidiu retirar os taipais que circundam o Largo do Infante (uma das principais salas de visita da ilha), que está a ser intervencionado no âmbito do projeto de requalificação da frente-mar da cidade, para evitar que possam voar e atingir pessoas ou viaturas.
As ilhas do grupo Oriental (São Miguel e Santa Maria) serão as menos afetadas pelos efeitos do furacão "Lorenzo", devendo registar ondas de oeste de sete a oito metros e vento com rajadas da ordem dos 85 km/h.
O comandante dos Bombeiros Voluntários do Faial lembrou que os habitantes da região devem continuar a acompanhar os avisos do Serviço Regional de Proteção Civil dos Açores e tomar todas as medidas de prevenção nas suas casas, para evitar que alguns objetos possam voar e provocar danos.
-
Governo paga 200 milhões de dívidas em atraso a fornecedores na saúde
Autorizações da República à Região para ir à banca transformar dívida comercial em dívida financeira permitiram regularizar os pagamentos na saúde, nalguns casos em atraso desde 2012
-
Cultura e Social
Ministra da Cultura defende aposta precoce na culturaA ministra da Cultura defendeu, nos Açores, uma aposta precoce na cultura, sublinhando que “os primeiros anos de vida são os mais decisivos” na formação dessa ligação, e garantiu que esta meta é “uma prioridade do Governo”