Açoriano Oriental
Furacão Lorenzo
Bombeiros de São Miguel dão apoio a outras ilhas por causa do furacão

O governo reuniu ontem ao final da tarde no Palácio de Santana, em Ponta Delgada, para estabelecer as diretrizes preventivas face à passagem do furacão Lorenzo nos próximos dias pela Região, na sequência do qual parte esta segunda-feira um grupo de 25 bombeiros de várias corporações de São Miguel para reforçar os efetivos de bombeiros das Flores, Pico e Graciosa.

Bombeiros de São Miguel dão apoio a outras ilhas por causa do furacão

Autor: Paulo Faustino/LUSA

Tratou-se de uma reunião extraordinária com a participação, além do presidente do governo, Vasco Cordeiro, das secretarias regionais da Saúde, das Obras Públicas e Transportes, da Energia, Ambiente e Turismo e ainda da Agricultura e Florestas.


Segundo apurou o AO, ontem o chefe do executivo açoriano, Vasco Cordeiro, esteve em contacto, via telefone, com o primeiro-ministro, tendo António Costa se inteirado das medidas que estão a ser implementadas na Região e disponibilizado todo o apoio, se vier a ser necessário.


Ontem, entretanto, o furacão Lorenzo mantinha a sua força, com ventos máximos de 250 quilómetros por hora, enquanto continuava em direção ao norte e ao Atlântico.
De acordo com o Centro Nacional de Furações (NHC, sigla em inglês de National Hurricane Centre, nos EUA), o Lorenzo, que na noite de sábado alcançou a categoria mais alta (5) na escala Saffir-Simpson, avança a 17 quilómetros por hora, sendo agora equivalente a um ciclone de categoria 4.


Os meteorologistas esperavam que o ciclone, o quinto a atingir o Atlântico, fizesse uma curva norte-nordeste durante o dia de ontem, seguindo a direção nordeste entre amanhã e depois. “Lorenzo deve passar a oeste dos Açores nas noites de terça e quarta-feira”, alertou o NHC, adiantando que, embora se preveja um enfraquecimento gradual, o furacão “ainda será um ciclone poderoso quando se aproximar dos Açores”. Os ventos com força de furacão vão chegar aos 85 quilómetros no norte da bacia do Atlântico.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados