Francisco anuncia que vai voltar ao Brasil em 2017

O papa Francisco anunciou hoje que voltará ao Brasil em 2017, ano em que serão celebrados os 300 anos da descoberta da imagem de Nossa Senhora Aparecida no rio Paraíba do Sul, divulgou a imprensa brasileira.


“Eu peço um favor, com jeitinho, rezem por mim. Necessito. Que Deus os abençoe e Nossa Senhora Aparecida cuide de vocês. Até 2017, porque eu vou voltar”, disse Francisco aos peregrinos, citado pelo portal eletrónico de notícias G1.

O líder católico fez estas declarações durante um discurso aos fiéis no balcão da basílica de Aparecida, a tribuna Bento XVI, após a celebração de uma missa no santuário.

O papa foi convidado a participar na celebração dos 300 anos da descoberta da imagem de Nossa Senhora no rio Paraíba do Sul pelo arcebispo da cidade de Aparecida, Dom Raymundo Damasceno Assis.

Francisco, desculpando-se por falar em espanhol, perguntou aos peregrinos se uma mãe poderá esquecer dos seus filhos e, com a imagem de Nossa Senhora Aparecida que recebeu no santuário, benzeu os fiéis.

O papa vai visitar ainda o seminário de Bom Jesus para benzer a imagem do Frei Galvão, proclamado santo por Bento XVI em 2007.

Após a visita ao seminário, o líder católico regressa ao Rio de Janeiro, estando prevista uma visita ao Hospital de São Francisco de Assis na Providência, destinado a jovens indigentes, toxicodependentes e alcoólicos.

Francisco, que realiza sua primeira viagem internacional desde que se tornou papa, está no Brasil para a 28.ª Jornada Mundial da Juventude (JMJ) no Rio de Janeiro, que decorre até ao domingo.

O papa Francisco não teve atividades públicas na terça-feira, tendo permanecido na Residência do Sumaré - casa onde também se hospedou João Paulo II nas suas duas visitas ao Brasil - durante todo o dia.

Na segunda-feira, dia em que chegou ao Brasil, Francisco foi recebido por autoridades brasileiras, entre as quais a Presidente Dilma Rousseff, no Palácio da Guanabara, sede do Governo do Rio de Janeiro.

PUB