Açoriano Oriental
Estabilização dos quadros clínicos com avanços até final do ano

O secretário regional da Saúde do Governo dos Açores afirmou que, “até final do ano”, devem "surgir sinais” na estabilização dos quadros clínicos dos hospitais dos Açores e do sistema de saúde regional.

Estabilização dos quadros clínicos com avanços até final do ano

Autor: Lusa/AO Online

“Neste momento, já está a ser identificado o problema, os focos da resposta necessária, indo-se dotar o próximo Plano e Orçamento dos meios financeiros para poder recrutar recursos humanos. Só se combatem listas de espera com recursos humanos, otimizando os que existem e trazendo novos”, declarou Clélio Meneses.

O titular da pasta da Saúde, que se reuniu esta quinta-feira com o novo conselho de administração do Hospital de Ponta Delgada, referiu que a contratação de novos meios “vai depender dos recursos financeiros”.

Contudo, “já começaram a ser identificados médicos em determinadas especialidades críticas para cada um dos hospitais, contando-se que, até final do ano, já hajam sinais desta mudança ao nível da estabilização dos quadros clínicos”.

Clélio Meneses referiu que o Governo dos Açores pretende promover uma reestruturação das carreiras médicas e de “novos modelos de incentivos para a fixação de médicos, para trazer profissionais, para que se habituem a trabalhar nos Açores”.

A Direção-Geral da Saúde (DGS) anunciou na quarta-feira que os testes laboratoriais à covid-19 serão alargados a todos os contactos, de alto e de baixo risco, tendo o secretário regional da Saúde referido que “a região já está a fazer isso, a testar muitas pessoas que não têm qualquer critério para serem testadas, sendo que o pressuposto de testar sempre e cada vez mais já está a ser feito”.

De acordo com o titular da pasta da Saúde, neste momento está em curso na ilha Terceira um processo de testagem a todas as escolas, o que se vai estender aos estabelecimentos de ensino de São Miguel de “imediato, de acordo com o nível de risco de cada localidade onde se integra a escola”, a par de empresas e outras entidades.

Segundo o gabinete de imprensa do Hospital de Ponta Delgada, no Serviço de Medicina Intensiva, na Unidade de Cuidados Intensivos, trabalham quatro médicos intensivistas e dois de Medicina Interna.

Na Unidade de Cuidados Intermédios, trabalham três médicos de Medicina Interna, sendo que, "relativamente à necessidade de recursos clínicos, no mínimo, são necessários o dobro de médicos da área".

O Governo dos Açores exonerou em 15 de janeiro o conselho de administração do Hospital de Ponta Delgada, sendo Cristina Fraga a sua atual presidente.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados

Este site utiliza cookies: ao navegar no site está a consentir a sua utilização.
Consulte os termos e condições de utilização e a política de privacidade do site do Açoriano Oriental.