Aeroporto

É abstruso que se fale em Alcochete e simultaneamente no Montijo, diz Jerónimo

O secretário-geral do PCP, Jerónimo de Sousa, considerou hoje abstruso que se fale na localização do futuro aeroporto do país em Alcochete e simultaneamente no Montijo.



“É abstruso que se fale no aeroporto de Alcochete e, simultaneamente, se diga também o aeroporto do Montijo. Para quê? Para ao fim de quatro anos, cinco, os portugueses iam perceber melhor essa confusão e essa desvalorização que se faz à solução mais duradoura que é Alcochete”, afirmou Jerónimo de Sousa.

O líder comunista falava aos jornalistas à margem da sessão evocativa do centenário do nascimento de José Saramago (1922-2010), na Azinhaga, concelho da Golegã (Santarém).

Jerónimo de Sousa salientou que se está “a falar de uma obra estrutural que determinará também o sentido” do progresso e do desenvolvimento do país.

“Depois daqueles episódios que acho inútil trazer para aqui, a verdade é que continua a colocar-se a questão da necessidade do aeroporto de Alcochete, confirmado, de uma forma geral, por diversas instituições, entidades, que reconhecem isso”, adiantou o secretário-geral do Partido Comunista Português.

O líder do PCP garantiu que o partido vai “continuar a persistir para que não seja a Vinci a mandar em Portugal”.

“Estamos a falar da ANA [empresa responsável pela gestão de 10 aeroportos no país], da Vinci, estamos a falar da ocupação que fizeram com a privatização da ANA, que dá rendimentos brutais sempre garantidos e o Estado português parece querer claudicar e, particularmente, o Governo deste bem económico, deste bem estratégico que nos pode ajudar a sair da situação em que nos encontramos”, acrescentou.

Questionado sobre a situação vivida no Governo (PS) na última semana, Jerónimo de Sousa respondeu: “Poderia dizer um disparate. Melhor é não dizer nada, portanto, porque não percebi nada”.

Na quinta-feira, o primeiro-ministro, o socialista António Costa, determinou a revogação do despacho que apontava os concelhos do Montijo e Alcochete como localizações para a nova solução aeroportuária da região de Lisboa, desautorizando o ministro das Infraestruturas, Pedro Nuno Santos, que no dia anterior apresentou esta proposta.

A solução apontada passava por avançar com o projeto de um novo aeroporto no Montijo complementar ao Aeroporto Humberto Delgado, em Lisboa, para estar operacional no final de 2026, sendo os dois para encerrar quando o aeroporto no Campo de Tiro Alcochete estiver concluído, previsivelmente em 2035.


PUB

Premium

Os Estados Unidos da América manifestaram interesse em cooperar com Portugal na utilização do Porto Espacial de Santa Maria, destinado ao lançamento de satélites. O assunto foi abordado na reunião da Comissão Bilateral entre Portugal e os EUA