Açoriano Oriental
Duzentas pessoas manifestam-se na Rússia contra projectos que ameaçam ambiente
Cerca de 200 pessoas manifestaram-se hoje no centro de São Petersburgo, no noroeste da Rússia, para denunciar vários projetos do Governo russo que, segundo os manifestantes, representam uma grave ameaça ao ambiente

Autor: Lusa

Os manifestantes, que seguiram o apelo de mobilização lançado por várias organizações ambientalistas como a Greenpeace, protestaram contra a reabertura de uma fábrica de celulose no Lago Baikal, na Sibéria, e contra a destruição de uma floresta perto de Moscovo, para dar lugar a uma nova autoestrada.

O primeiro ministro russo, Vladimir Putin, autorizou em janeiro a reabertura da fábrica de celulose Baikal, fechada em outubro de 2008.

As organizações ambientalistas acreditam que a reabertura desta fábrica ameaça o ecossistema do Lago Baikal e cria obstáculos para o desenvolvimento de actividades alternativas, como o turismo.

O projeto de autoestrada, que pretende ligar Moscovo a St.Petersburgo, nos arredores da capital russa, foi congelado este verão pelo Presidente russo, Dmitry Medvedev, após uma grande onda de protesto.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados