Açoriano Oriental
Durão Barroso apresenta hoje a sua visão sobre o "Estado da União"
O presidente da Comissão Europeia vai proferir hoje, perante o Parlamento Europeu, em Estrasburgo (França), o seu discurso anual sobre o "Estado da União" Europeia, marcado pela crise económica que continua a afetar a Europa.
Durão Barroso apresenta hoje a sua visão sobre o "Estado da União"

Autor: LUSA / Ao online

Durante a sua intervenção, José Manuel Durão Barroso deverá também "desvendar" as grandes linhas da proposta que o seu executivo comunitário irá apresentar formalmente à tarde sobre a criação de um mecanismo único de supervisão bancária para a zona euro, no quadro da "união bancária".

O discurso do presidente da Comissão, que terá início às 09:00 locais (08:00 de Lisboa), seguido de um debate no hemiciclo, deverá centrar-se no combate à crise do euro, numa agenda de crescimento e emprego, no reforço da integração europeia e na necessidade de um orçamento plurianual ambicioso para 2014-2020, que começou agora a ser negociado.

Este será o terceiro discurso do "Estado da União" de Durão Barroso, que, no início do seu segundo mandato, em 2009, acordou com o Parlamento Europeu instituir este modelo, semelhante ao norte-americano, para dar a sua perspetiva de onde a Europa se encontra e traçar as grandes linhas prioritárias do seu executivo comunitário para o futuro.

À tarde haverá então lugar à apresentação, pelo comissário europeu do Mercado Interno e Serviços, Michel Barnier, das propostas formais da Comissão para a conceção de um mecanismo único de supervisão bancária, que ficará a cargo do Banco Central Europeu (BCE), e que abrangerá todos os cerca de 6 000 bancos da zona euro.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados