Direitos Humanos

Direitos humanos violados nas prisões de todo o mundo

A Declaração Universal dos Direitos Humanos, que a 10 de Dezembro completa o seu 60º aniversário, é violada nas prisões de todo o mundo, declarou no Vaticano o cardeal Renato Martino.


A declaração "nunca foi aplicada em numerosas situações por todo o mundo e em particular nas prisões", declarou o cardeal Martino, presidente do Conselho Pontifício de Justiça e Paz.

    O cardeal falava numa conferência de imprensa para a apresentação das iniciativas do Vaticano por ocasião do 60º aniversário da Declaração Universal dos Direitos Humanos (adoptada pela ONU a 10 de Dezembro de 1948).

    Sublinhou a concordância do Vaticano quanto ao texto, fruto de um "consenso difícil", recordando que o Papa João Paulo II o definiu como "uma etapa fundamental para a via do progresso moral da humanidade".

    "A Igreja nunca deixou de manifestar a sua preocupação de cada vez que o tema dos direitos humanos foi alterado por interpretações unicamente processuais ou legais, ou quando a prática concreta não respeitava o carácter universal, inviolável ou inalienável", declarou.

    O Vaticano organizará no 60º aniversário da declaração uma sessão comemorativa com a presença do responsável da Organização da ONU para a Alimentação e Agricultura (FAO), Jacques Diouf, e o director da Organização Internacional do Trabalho (OIT), Juan Somavia.
PUB

Premium

Os Estados Unidos da América manifestaram interesse em cooperar com Portugal na utilização do Porto Espacial de Santa Maria, destinado ao lançamento de satélites. O assunto foi abordado na reunião da Comissão Bilateral entre Portugal e os EUA