Mundial2022

Croácia apanha susto, mas goleia e elimina o Canadá

A Croácia limpou hoje a imagem ‘cinzenta’ deixada na primeira jornada e deu um passo importante rumo ao apuramento no Mundial2022 de futebol, com uma goleada sobre o Canadá, por 4-1, apesar do susto inicial.



Em Al Rayyan, na segunda ronda do Grupo F, os norte-americanos entraram a ganhar com um golo de Alphonso Davies, logo aos dois minutos, mas acabaram o encontro sem qualquer possibilidade de alcançar os oitavos de final, naquela que está a ser a sua segunda presença de sempre em campeonatos do mundo, depois da estreia em 1986.

Apesar da desvantagem, a Croácia puxou do estatuto de vice-campeã mundial e acabou por construir uma goleada justa, com Kramaric em destaque, com um ‘bis’, aos 36 e 70 minutos, com Marko Livaja, aos 44, e Lovro Majer, aos 90+4, a assinarem também o nome na lista de marcadores.

Kramaric foi o goleador, mas foi Perisic o grande responsável pela ‘remontada’ croata, com várias arrancadas pelo lado esquerdo, assistindo com sucesso por duas vezes o avançado do Hoffenheim.

Após o nulo com Marrocos, com uma exibição com pouco ‘brilho’, a Croácia demonstrou novamente que pode ter uma palavra a dizer neste Campeonato do Mundo e passou a somar quatro pontos no Grupo F, em igualdade precisamente com Marrocos, enquanto a Bélgica soma três, com a terceira e decisiva jornada a prometer emoção.

O jogo no Estádio Internacional Khalifa foi uma ‘lufada de ar fresco’ num Mundial2022 que tem sido até agora demasiado ‘enfadonho’, com Croácia e Canadá a entrarem em campo sem complexos e com o único objetivo de chegar à vitória.

Prova disso foi o golo de Alphonso Davies, logo aos dois minutos, com um cabeceamento indefensável após boa jogada coletiva, com o Canadá a apresentar dois avançados (Larin e David), com o jogador do Bayern Munique e Buchanan abertos nas alas, situação que deixou os croatas completamente desorientados.

A velocidade e irreverência de Buchanan, que fez a assistência para o golo, e Davies dominaram a parte inicial da partida, com a Croácia sem soluções para parar as arrancadas dos seus adversários.

Com surpresa, o Canadá estava em vantagem, mas também em ‘cima’ na partida, com a Croácia a tentar reorganizar o seu jogo, com Modric, sobretudo, a não conseguir ter bola.

O médio do Real Madrid acabou por passar um pouco ao lado do jogo, mas Perisic, outro veterano, entrou em cena, sendo ‘peça chave’ na recuperação da sua seleção.

O extremo do Tottenham foi puxando a sua equipa para o ataque e assistiu Kramaric, aos 36 minutos, no lance do empate, com o avançado a ser letal dentro da área, com um remate de pé esquerdo.

Com a igualdade, o jogo passou a ser da Croácia e, antes do intervalo, Livaja completou a reviravolta, com um pontapé certeiro à entrada da área.

Se calhar, a desvantagem ao intervalo até podia ser considerado injusta para o Canadá, mas a segunda parte acabou por ser praticamente toda croata, com o guarda-redes Borjan a impedir uma derrota mais pesada dos norte-americanos.

Eustáquio, que voltou a ser titular no Canadá, acabou por não regressar dos balneários para a segunda parte, enquanto Steven Vitória manteve-se no centro de defesa até final.

Aos 70 minutos, outra vez com Perisic como ‘cérebro’, Kramaric trabalhou muito bem dentro da área e fez o terceiro da sua seleção, novamente de pé esquerdo, após várias oportunidades falhadas por si, mas também por outros colegas de equipa.

Com tudo praticamente decidido, o central canadiano Miller foi o expoente máximo da desorientação norte-americana e, nos descontos, perdeu a bola em zona proibida, deixando Orsic e Majer isolados, acabando o jogador do Rennes por ‘faturar’.


PUB

Premium

A funcionar desde outubro, a Unidade de Hospitalização Domiciliária do Hospital do Divino Espírito Santo já internou 18 doentes em casa, oferecendo cuidados de nível hospitalar no domicílio, com uma equipa multidisciplinar dedicada, menor risco de infeções e quedas, maior conforto para o doente e melhor gestão das camas hospitalares