Açoriano Oriental
Corvo já tem bens de primeira necessidade, mas continua sem combustíveis
A ilha do Corvo, a mais pequena do arquipélago dos Açores, voltou a receber hoje a ser abastecida com bens de primeira necessidade, depois de uma ruptura nas reservas provocada pelo mau tempo, mas continua sem combustíveis.
Corvo já tem bens de primeira necessidade, mas continua sem combustíveis

Autor: Lusa/AO Online

O presidente da Câmara do Corvo, Manuel Rita, confirmou à Lusa que o avião da SATA disponibilizado pelo governo regional aterrou na ilha ao início da tarde com um carregamento de produtos de primeira necessidade, o que permitiu reabastecer a população, que já começava a sentir a falta de alguns bens essenciais.

Devido ao mau tempo, o Corvo estava sem ligações marítimas com a vizinha ilha das Flores durante cerca de duas semanas, o que provocou uma ruptura nas reservas de leite e derivados, farinha, frutas e outros produtos frescos.

O procedimento de contingência accionado pelo executivo regional permitiu reabastecer a ilha, onde vivem menos de 500 pessoas, com bens de primeira necessidade, mas os corvinos continuam sem gás butano e sem combustíveis líquidos.

O navio que habitualmente assegura o transporte de mercadorias entre as duas ilhas do Grupo Ocidental saiu hoje das Flores mas teve que fundear ao largo do Corvo, devido à agitação marítima que o impede de entrar no pequeno porto.

Segundo Manuel Rita, as condições do mar "não permitem a operação do navio", pelo que os habitantes do Corvo vão ficar mais algum tempo privados de gás, gasolina e gasóleo, produtos que não podem ser transportados por via aérea.

A ruptura nas reservas de produtos essenciais e de combustíveis é recorrente no Inverno, devido ao natural agravamento das condições climatéricas, que dificulta as ligações aéreas e marítimas com a ilha.

O presidente da autarquia anunciou hoje, em declarações à Lusa, um projecto para a aquisição de 200 painéis solares, que serão instalados em todas as casas da ilha, o que permitirá reduzir a dependência energética do Corvo em relação ao exterior.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados