Açoriano Oriental
Colesterol elevado e vida sedentária são factores de risco
No Dia Mundial do AVC, que se assinala esta quinta-feira, o presidente da Sociedade Portuguesa do Acidente Vascular Cerebral (SPAVC) salientou que esta doença é uma "catástrofe prevenível", sendo preciso "combater os factores de risco", como colesterol elevado e vida sedentária.

Autor: Lusa / AO online
Castro Lopes disse, a propósito, à agência Lusa que numa sociedade moderna esta doença deixou de ser "dos velhos", pois atinge cada vez mais os novos.

Sendo apontada como a primeira causa de morte e de incapacidade em Portugal, a doença tem vindo também a atingir pessoas mais novas, devido a maus hábitos alimentares (como excesso de gordura na comida) ou ao caso das mulheres que fumam e tomam a pílula ao mesmo tempo, o que favorece a arteriosclerose, levando ao endurecimento e ao entupimento das artérias que levam o sangue ao cérebro.

Castro Lopes sublinhou, contudo, que a doença continua a estar "relacionada directamente" com o envelhecimento da população e que há que ter "todos os cuidados em se envelhecer saudavelmente", combatendo os "factores de risco", ou seja, tudo aquilo que pode levar ao entupimento das artérias.
PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados