Autor: Lusa/AO Online
De acordo com o 'Economic Outlook', hoje publicado pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE), no início da década de 2030, o Produto Interno Bruto (PIB) combinado do Brasil, da Rússia, da Índia, da Indonésia, da China e da África do Sul (BRIICS) deverá igualar o PIB conjunto das atuais economias que compõem a Organização. Atualmente, o produto dos BRIICS corresponde a apenas metade do dos países da OCDE.
Nas suas perspetivas de longo prazo, a OCDE estima que, até 2060, o PIB per capita deverá aumentar mais de oito vezes na Índia e cerca de seis vezes na Indonésia e na China, respetivamente, ao passo que deverá apenas duplicar nos países de alto rendimento que integram a instituição liderada por Angel Gurria.
No entanto, o produto dos países de baixo rendimento vai continuar a estar bastante abaixo do dos que têm rendimentos elevados: o PIB per capita (tendo em conta a paridade do poder de compra) do Brasil, da Índia e da Indonésia deverá ser equivalente a apenas 30 a 40% do produto dos Estados Unidos em 2060.