Açoriano Oriental
Chegada de migrantes a Itália por via marítima diminuiu para metade este ano face a 2023

O número de migrantes que chegaram a Itália por via marítima no primeiro trimestre deste ano diminui mais de 50% em relação ao mesmo período de 2023, segundo dados do Ministério do Interior 

Chegada de migrantes a Itália por via marítima diminuiu para metade este ano face a 2023

Autor: Lusa/AO Online

Os dados do Governo italiano indicam que 9.479 migrantes desembarcaram em Itália entre 01 de janeiro e 22 de março deste ano, em comparação com 20.364 migrantes em igual período de 2023, o que corresponde a uma redução de mais de 50%.

No entanto, os dados deste ano são superiores aos do mesmo período de 2022, em que desembarcaram 6.379 migrantes por via marítima, de acordo com o Ministério do Interior da Itália.

Dos 9.479 migrantes registados durante o primeiro trimestre deste ano, 688 são menores estrangeiros desacompanhados, o que representa também uma descida face aos cerca de 2.000 menores identificados no mesmo período de 2023.

Itália, a par de Espanha, Grécia ou Malta, é conhecida como um dos países da “linha da frente” ao nível das chegadas de migrantes irregulares à Europa.

Pela sua proximidade com o norte de África, a pequena ilha italiana de Lampedusa é um dos principais destinos da rota do Mediterrâneo Central, a mais ativa e considerada uma das mais mortíferas do mundo.



PUB
Regional Ver Mais
  • Ligação Terceira - Zurique tem “sentido estratégico” para os Açores
     
    O vice-presidente do Governo Regional dos Açores (PSD/CDS-PP/PPM) considerou hoje que a nova ligação aérea direta entre a ilha Terceira e Zurique (Suíça), pela companhia Edelweiss Air, assume “sentido estratégico” para o arquipélago.
  • Crise no Médio Oriente relançou importância da base das Lajes
     
    O presidente do Governo dos Açores, José Manuel Bolieiro, considerou hoje que "sem dúvida" que a crise no Médio Oriente relançou a importância geoestratégica da base das Lajes, cuja notificação correu "dentro da normalidade".

  • Protocolo para vigilância e bem-estar nas zonas balneares

  • Requalificação da Ludoteca Municipal da Madalena

  • Novo regime de arrendamento reduz esforço no acesso à habitação
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados

Este site utiliza cookies: ao navegar no site está a consentir a sua utilização.
Consulte os termos e condições de utilização e a política de privacidade do site do Açoriano Oriental.