Lançado concurso público para equipamentos no Tecnopolo - MARTEC no Faial

A Direção Regional das Pescas dos Açores lançou o concurso público para fornecimento dos equipamentos complementares a instalar no Tecnopolo - MARTEC, na Horta, ilha do Faial, pelo valor base global de 3 milhões de euros



Segundo o anúncio publicado em Diário da República, o procedimento tem o valor base de 3.035.000 euros e é composto por 22 lotes relacionados com mobiliário técnico e laboratorial, equipamento científico, informático, telescópico rotativo e geomagnético, ferramentas manuais e viaturas, entre outros.

Os lotes de valor mais elevado estão relacionados com equipamento informático (475 mil euros), mobiliário geral (460 mil euros), mobiliário técnico (440 mil euros), equipamento telescópico rotativo (415 mil euros) e ferramentas manuais (205 mil euros).

O prazo para apresentação das propostas decorre até ao dia 23 de janeiro de 2026.

O centro experimental de investigação e desenvolvimento ligado ao mar Tecnopolo - MARTEC é apoiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).

No dia 14 de novembro, o Governo dos Açores (PSD/CDS-PP/PPM) aprovou a abertura do concurso público para fornecimento dos equipamentos complementares a instalar no Tecnopolo - MARTEC.

“A despesa e contratação para fornecimento dos equipamentos complementares a instalar no Tecnopolo - MARTEC tem o preço base total de 3.035.000,00 euros, a que acresce o IVA à taxa legal em vigor, com um prazo máximo de execução de 180 dias”, referiu o executivo em comunicado.

Ainda de acordo com a nota do Conselho do Governo, após a sua operacionalização, o Tecnopolo - MARTEC “permitirá estabelecer um novo padrão de investigação tecnológica nas ciências do mar e no uso sustentável dos oceanos na região, posicionando os Açores como referência internacional na investigação marinha, bem como apoiar e interligar todos os segmentos direta ou indiretamente relacionando com a Economia do Mar dos Açores”.

A construção do centro de investigação foi adjudicada em setembro de 2023, à terceira tentativa, por cerca de 23 milhões de euros.

O centro está a ser construído nas antigas instalações da fábrica de conservas da Cofaco, na cidade da Horta, abandonadas há mais de uma década.

O Tecnopolo - MARTEC é um complexo ligado às ciências do mar, dividido em três grupos: uma “Incubadora Azul”, que irá acolher empresas ligadas à economia do mar, um Centro de Aquicultura - uma atividade que será realizada de forma experimental nos Açores - e um espaço para acolher a equipa que gere o Parque Marinho dos Açores.

Em setembro de 2023, o Governo Regional dos Açores aprovou a resolução que autorizava a realização da despesa para a contratação da coordenação, planeamento e fiscalização do projeto do Tecnopolo.

O Conselho do Governo, reunido na vila de Velas, na ilha de São Jorge, deliberou aprovar a resolução que autorizava a realização da despesa estimada em 177.500 euros para a contratação, por concurso público, da “Prestação de Serviços de Coordenação, Planeamento e Fiscalização da Empreitada do Tecnopolo – MARTEC - no âmbito do PRR – Plano de Recuperação e Resiliência”.


PUB