Autor: Rita Rebelo
O presidente do Governo Regional tirou hoje o dia para auscultar as principais necessidades do Hospital Divino Espírito Santo, em Ponta Delgada, a maior unidade hospitalar do arquipélago, onde deverá anunciar no final da tarde o plano de combate às listas de espera.
Esta manhã, Carlos César passou pelos Serviço de Cardiologia e Bloco de Partos, onde os directores dos dois departamentos, Dinis Martinse Carlos Ponte, respectivamente, chamaram a atenção para a necessidade de instalação de mais dois ecógrafos, pois só há um ao serviço neste momento.
A escassos minutos de se reunir com os médicos responsáveis pelos diversos serviços do Divino Espírito Santo e conselho de administração, em declarações à comunicação social, Carlos César adiantou que em cima da mesa estariam o plano estratégico do hospital cuja elaboração está em curso, as insuficiências ao nível das acessibilidades e possíveis respostas com vista a superar o problema, bem como o processo de acreditação do hospital que deverá estar concluído até ao final do ano.
O presidente do Governo Regional escusou-se em avançar, para já, as medidas que tem preparadas nesta altura para a unidade hospitalar, remetendo para a conferência de imprensa convocada para as 17h00, no auditório do Hospital Divino Espírito Santo.
O Açoriano Oriental sabe que centenas de funcionários aguardam entrada nos quadros da unidade hospitalar e a lista de espera para a cirurgia vascular atinge os sete anos.