Cerca de 21 mil jovens participaram este ano em atividades de divulgação das Forças Armadas

Cerca de 21 mil crianças e jovens, do ensino primário ao superior, participaram este ano em atividades de divulgação sobre as Forças Armadas, foi  anunciado pelo Estado-Maior-General (EMGFA).



Numa nota do EMGFA enviada à imprensa, lê-se que “durante o ano de 2022, no âmbito do ‘Programa de Divulgação das Forças Armadas’, foram realizadas atividades em 347 estabelecimentos de ensino (159 do Continente, 145 dos Açores e 43 da Madeira), nos quais participaram 21.469 crianças e jovens”.

Destas, 11.950 eram alunos do 1.º ciclo do ensino básico, 8.259 alunos do 3.º ciclo e 1.260 alunos do ensino superior.

De acordo com o EMGFA, este programa “tem como objetivo a promoção da imagem de umas Forças Armadas credíveis, mais próximas dos cidadãos e mais abertas à sociedade” e divide-se em três atividades distintas: a iniciativa “Alista-te por um dia”, a “Cidadania e Forças Armadas” e a “Portugal e Forças Armadas”.

A iniciativa “Alista-te por um dia” tem como objetivo transmitir às crianças do 4.º ano do 1.º ciclo do ensino básico “os valores da instituição militar e da cidadania, dando a conhecer, de forma dinâmica e apelativa, as atividades mais representativas das Forças Armadas”, através de visitas a unidades militares dos três ramos das Forças Armadas.

A atividade “Cidadania e Forças Armadas”, destinada a alunos do 9.º ano do 3.º ciclo do ensino básico, consiste em “palestras ministradas por oficiais da Marinha, do Exército e da Força Aérea, e pela Liga de Reservistas, acerca de cada um dos três ramos, com especial enfoque na missão e empenhamento no contexto nacional e internacional”.

“Nestas ações é ainda dado ênfase aos valores e virtudes que contribuem para o exercício de uma cidadania ativa e responsável, valores esses considerados de extrema importância na instituição”, acrescenta a nota.

Por fim, lê-se no comunicado, a iniciativa “Portugal e Forças Armadas”, destinada a alunos do 12.º ano e do ensino superior, “visa melhorar a imagem das Forças Armadas e potenciar parcerias e relações institucionais, que contribuam para o cumprimento da sua missão”.


PUB

Premium

A funcionar desde outubro, a Unidade de Hospitalização Domiciliária do Hospital do Divino Espírito Santo já internou 18 doentes em casa, oferecendo cuidados de nível hospitalar no domicílio, com uma equipa multidisciplinar dedicada, menor risco de infeções e quedas, maior conforto para o doente e melhor gestão das camas hospitalares