Açoriano Oriental
Autárquicas
Candidato do PSD à Madalena quer criar centro empresarial do Pico

O candidato do PSD/Açores à Câmara da Madalena, José António Soares, que se recandidata a um terceiro mandato, quer criar o centro empresarial da ilha do Pico, para transformar o concelho num “núcleo de conhecimento e progresso”.

Candidato do PSD à Madalena quer criar centro empresarial do Pico

Autor: Lusa/AO Online

“Porque o PSD quer fazer deste concelho um núcleo de conhecimento e progresso, propomo-nos a criar o centro empresarial da ilha do Pico, um hub de inovação, um verdadeiro ecossistema empreendedor”, afirmou o social-democrata no discurso da apresentação da candidatura a que a agência Lusa teve acesso.

O social-democrata defendeu que a criação de um centro empresarial na ilha do Pico deve ter uma “estratégia tripartida”, integrando “diferentes polos”.

Nessa estratégia, José António Soares quer lançar a “Start Up Pico”, uma incubadora de empresas, “cujo projeto final está já a ser ultimado”, através de uma parceria entre Escola Profissional do Pico e a Universidade da Beira Interior.

O atual presidente do município pretende também a requalificação e ampliação da zona industrial da Madalena, “fundamental para acolher as futuras empresas, numa fase pós-incubação”.

José António Soares quer ainda a conclusão do “novo polo de expansão industrial do concelho”, localizado na freguesia das Bandeiras.

“Um grande complexo, inserido numa área com cerca de 66 880 metros quadrados, o que permitirá o estabelecimento de empresas de grande dimensão, gerando mais emprego para as nossas famílias e mais riqueza para o nosso concelho”, declarou, sobre o novo polo industrial.

O candidato propõe-se a “transformar toda a frente mar” da vila, através da construção do “caminho das azorinas”, uma obra que se vai iniciar “ainda neste mandato” e vai contemplar uma “fantástica área de lazer” e “um caminho pedonal e ciclável ao longo da linha de costa”.

O social-democrata defendeu ainda a criação do Instituto da Vinho e da Vinha e prometeu “reivindicar junto do Governo Regional o reordenamento de toda a zona portuária da Madalena” e a “construção da marina” do concelho.

José António Soares, que preside à Câmara Municipal desde 2013, destacou que a Madalena foi “um dos concelhos que mais cresceu em todo o arquipélago na última década”.

“Olhando o passado, podemos avaliar o presente, e, sem grande esforço, identificar o quanto construímos, com a certeza de que na estrada que nos conduz ao futuro assumimos já um lugar de destaque, na nossa região”, afirmou.

Segundo os dados preliminares dos Censos 2021 divulgados na quarta-feira, os Açores perderam 4,1% de população residente, desde 2011, e o concelho da Madalena foi o único a registar um crescimento (4,7%).

O concelho da Madalena passou de 6.049 residentes para 6.332 nos últimos dez anos.

A Madalena foi também o município do país que registou o maior aumento do número de alojamentos destinados à habitação (13,5%).

Nas últimas eleições autárquicas de 2017, o PSD, com José António Soares, venceu as eleições para a Câmara da Madalena do Pico com 58,44% dos votos (três mandatos), tendo o PS ficado em segundo com 36,24% (dois mandatos) e o PCP em terceiro com 2,05% dos votos.

As eleições autárquicas estão marcadas para 26 de setembro.


PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados