Açoriano Oriental
Ucrânia
Zelensky acusa Rússia de bombardear com armas iranianas

O Presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, acusou a Rússia de ter lançado uma campanha de bombardeamentos das infraestruturas energéticas da Ucrânia, com recurso a armamento iraniano.

Zelensky acusa Rússia de bombardear com armas iranianas

Autor: Lusa/AO Online

“A manhã está a ser dura”, disse Zelensky num vídeo na rede social Telegram, referindo-se a bombardeamentos que fizeram pelo menos cinco mortos e 12 feridos em Kiev.

Os ataques atingiram também as regiões de Khmelnytskiy, Lviv, Dnipro, Vinnitsia, Zaporijia, Sumi, Kharkiv e Jytomyr, “de norte a sul e de leste a oeste” do país, segundo Zelensky.

“Querem pânico e caos, querem destruir o sistema energético”, disse Zelensky, citado pela agência francesa AFP.

O líder ucraniano disse que as forças russas usaram mísseis e drones (aeronaves não tripuladas) Shahed iranianos.

Os militares ucranianos disseram que a Rússia disparou 75 mísseis contra a Ucrânia hoje de manhã, dos quais a defesa aérea abateu 41.

Zelensky alertou para a possibilidade da interrupção temporária de energia, já ocorrida em Lviv, segundo as autoridades da cidade situada a oeste de Kiev e próxima da fronteira com a Polónia.

“Mas não haverá interrupção da nossa confiança na vitória”, disse Zelensky, apelando aos ucranianos para que permaneçam nos seus abrigos.

Em Kiev, a circulação do metro foi interrompida à medida que as estações da capital ucraniana foram convertidas em abrigos antiaéreos.

O tráfego automóvel também foi bloqueado no centro da cidade, segundo o presidente da Câmara, Vitali Klitchko, citado pela AFP.

Os bombardeamentos russos ocorreram depois de uma explosão ter danificado, no sábado, a ponte Kerch, entre a Rússia e a península ucraniana da Crimeia, anexada em 2014.

Moscovo atribuiu a explosão na ponte a um ataque terrorista ucraniano.

PUB
Regional Ver Mais
  • Ligação Terceira - Zurique tem “sentido estratégico” para os Açores
     
    O vice-presidente do Governo Regional dos Açores (PSD/CDS-PP/PPM) considerou hoje que a nova ligação aérea direta entre a ilha Terceira e Zurique (Suíça), pela companhia Edelweiss Air, assume “sentido estratégico” para o arquipélago.
  • Crise no Médio Oriente relançou importância da base das Lajes
     
    O presidente do Governo dos Açores, José Manuel Bolieiro, considerou hoje que "sem dúvida" que a crise no Médio Oriente relançou a importância geoestratégica da base das Lajes, cuja notificação correu "dentro da normalidade".

  • Protocolo para vigilância e bem-estar nas zonas balneares

  • Requalificação da Ludoteca Municipal da Madalena

  • Novo regime de arrendamento reduz esforço no acesso à habitação
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados

Este site utiliza cookies: ao navegar no site está a consentir a sua utilização.
Consulte os termos e condições de utilização e a política de privacidade do site do Açoriano Oriental.