O Santa Clara despediu-se do ano de 2025 com um empate. No duelo referente à 15.ª jornada da ILiga, que se disputou menos de 72 horas após o embate frente ao Sporting (para a Taça de Portugal), Santa Clara e Arouca não conseguiram desfazer o nulo inicial (0-0).
Sem Diogo Soares (rumou à CAN2025) e Lucas Soares, a “solução” encontrada por Vasco Matos passou por um esquema maleável, com Brenner Lucas, no momento defensivo, a “fechar” a ala direita (sistema de “5-4-1”), e Sidney Lima, no momento ofensivo, a ocupar a ala direita, permitindo que o extremo brasileiro de 23 anos se pudesse projetar na frente e explorar a profundidade.
A estratégia flexível dos “encarnados” de Ponta Delgada, acabou por surpreender a formação orientada por Vasco Seabra, que mostrou muitas dificuldades para “contornar” a alta pressão exercida pelos “encarnados” de Ponta Delgada.
Apesar do “desenho” tático bem montado, faltou mais criatividade às duas formações que subiram ao tapete verde do Estádio de São Miguel, situação que resultou numa primeira parte sem golos e (muito) poucas ocasiões de golo.
Quando os remates de Gabriel Silva (48 minutos) e Adriano (51’) faziam antever uma etapa complementar mais agitada, a verdade é que o jogo rapidamente regressou ao registo da primeira metade, com os dois conjuntos a não quererem arriscar ou expor-se em demasia.
Em virtude da falta de soberanas oportunidades de golo, o nulo verificado no início da partida acaba por ser o resultado que melhor espelha os acontecimentos vividos no Estádio de São Miguel.
Face ao resultado, o Santa Clara volta a pontuar na ILiga, onde segue no 13.º lugar, com 16 pontos, mais três do que os “lobos”, que desceram ao 16.º lugar, zona de play-off de manutenção.
Os açorianos só regressam à ação no próximo ano, a 4 de
janeiro, novamente no Estádio de São Miguel, mas desta feita com um
receção ao FCPorto, líder invicto do campeonato.
