Açoriano Oriental
Defesa
Venezuela confirma compra de tanques militares T72 à Rússia
O chefe do Comando Estratégico Operacional das Forças Armadas Venezuelanas, general Jesus González Gonzáles, revelou quinta-feira que o Governo venezuelano vai comprar “tanques médios do tipo T72” e “tanques de reconhecimento” à Rússia.

Autor: Lusa/AOonline
“A nossa segurança e defesa exige a aquisição de aviões, de helicópteros, de tanques. Hoje fala-se na imprensa de que vamos comprar tanques. É verdade. Vamos comprar tanques porque os tanques MX30 franceses que temos há 30 anos estão velhinhos”, disse.

    González falou aos jornalistas após um encontro com o secretário do Conselho de Segurança da Rússia, Nicolai Platonovich Patrushev, para concretizar pormenores sobre acordos técnico-militares que Caracas e Moscovo pretendem materializar.

    “Entendo que se criou uma série de expectativas pela presença dos nossos irmãos russos aqui (recentes exercícios militares nas Caraíbas), mas são eles que nos estão abastecer dos materiais que necessitamos para a nossa defesa”, disse, sublinhando que “ninguém tem que estranhar nem preocupar-se”.

    A “Venezuela “vai comprar tanques médios tipo T72, possivelmente tanques de reconhecimento semelhantes aos que temos, BMT-3 e outros modelos que nos estão a oferecer”, indicou o mesmo responsável, após a reunião realizada no Forte de Tiúna, principal base militar de Caracas.

    González confirmou ainda que em finais de Novembro quatro barcos da frota russa vão estar na Venezuela para participar em manobras militares conjuntas, que incluem exercícios de salvamento, busca, reconhecimento e patrulhamento do espaço marítimo venezuelano.

    A Venezuela efectuou, desde 2004, várias compras de armamento militar à Rússia, entre elas, 100.000 espingardas Kalashnikov AK 103, 53 helicópteros e 24 aviões Sukhoy por 4.400 milhões de dólares.

    Dois bombardeiros russos Tu-160 estiveram na Venezuela, em Setembro último, altura em que realizaram vários voos de teste em águas neutrais das Caraíbas.
PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados