Açoriano Oriental
União Europeia preocupada com ligações entre Turquia e Rússia

A União Europeia UE) expressou hoje preocupação com o facto de a Turquia manter uma estreita associação com a Rússia, apesar da guerra na Ucrânia e das duras sanções ocidentais contra Moscovo.

União Europeia preocupada com ligações entre Turquia e Rússia

Autor: Lusa /AO Online

O aprofundamento dos laços económicos entre a Turquia e a Rússia é "motivo de grande preocupação", disse o chefe de política externa da UE, Josep Borrell, numa carta ao Parlamento da UE, informou hoje o Funke Media Group.

Também é motivo de preocupação a política contínua da Turquia de "não aderir às medidas restritivas da UE contra a Rússia", disse na carta.

Borrell indicou, segundo esta informação, que a UE e a Turquia formam uma união aduaneira, que garante a livre circulação de mercadorias, o que inclui mercadorias de "dupla utilização", mercadorias que podem ser utilizadas para fins civis e militares.

"Era importante que a Turquia não oferecesse à Rússia nenhuma solução para as sanções", alertou Borrell.

O Presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, planeia falar com os seus homólogos russo e ucraniano no fim de semana para discutir o "fortalecimento" de um acordo no corredor de cereais do Mar Negro, patrocinado pela ONU.

Os telefonemas com o russo Vladimir Putin e o ucraniano Volodimir Zelensky acontecem no meio dos problemas persistentes sobre o acordo de julho, negociado pela Organização das Nações Unidas e pela Turquia, permitindo a exportação de cereais ucranianos através de um corredor do Mar Negro.


PUB
Regional Ver Mais
  • Ligação Terceira - Zurique tem “sentido estratégico” para os Açores
     
    O vice-presidente do Governo Regional dos Açores (PSD/CDS-PP/PPM) considerou hoje que a nova ligação aérea direta entre a ilha Terceira e Zurique (Suíça), pela companhia Edelweiss Air, assume “sentido estratégico” para o arquipélago.
  • Crise no Médio Oriente relançou importância da base das Lajes
     
    O presidente do Governo dos Açores, José Manuel Bolieiro, considerou hoje que "sem dúvida" que a crise no Médio Oriente relançou a importância geoestratégica da base das Lajes, cuja notificação correu "dentro da normalidade".

  • Protocolo para vigilância e bem-estar nas zonas balneares

  • Requalificação da Ludoteca Municipal da Madalena

  • Novo regime de arrendamento reduz esforço no acesso à habitação
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados

Este site utiliza cookies: ao navegar no site está a consentir a sua utilização.
Consulte os termos e condições de utilização e a política de privacidade do site do Açoriano Oriental.