Governo dos Açores vai fazer visita técnica às obras do Solar das Necessidades

O Governo dos Açores pretende fazer uma visita técnica às obras no Solar das Necessidades, em Ponta Delgada, que vai ser transformado num hotel histórico, revelou a secretária regional da Educação e Cultura



“Estamos já em contactos para se marcar a data desta avaliação técnica e temos já formada uma equipa, com técnicos nas áreas da arquitetura, engenharia, arqueologia, conservação e restauro, precisamente face à importância desta intervenção”, disse Sofia Ribeiro.

A governante falava na Comissão de Assuntos Sociais da Assembleia Legislativa dos Açores, reunida em Ponta Delgada, onde foi ouvida na sequência de uma petição acerca das obras naquele solar.

A petição, entregue no parlamento açoriano por um grupo de 470 cidadãos, alerta para os riscos das obras que estão a decorrer no Solar das Necessidades, um edifício do século XVII, classificado como imóvel de interesse público, situado na freguesia do Livramento, em Ponta Delgada, onde será construído o primeiro hotel histórico de 5 estrelas dos Açores.

Os peticionários pedem a intervenção urgente das entidades públicas regionais para evitar o que consideram poder ser uma “perda irreparável" de um dos mais importantes exemplares do património senhorial açoriano, parte do qual já ruiu, e que tem sido alvo de atos de vandalismo e de roubo de azulejos.

Sofia Ribeiro lembrou também, durante a audição parlamentar, que a Direção Regional da Cultura terá de emitir um parecer prévio, após a vistoria ao local, para determinar se as obras de reabilitação do edifício e transformação em unidades hoteleira que o novo proprietário pretende realizar preservam ou não a traça histórica e o interesse cultural do imóvel.

O presidente da Câmara Municipal de Ponta Delgada, Pedro Nascimento Cabral, também ouvido pelos deputados, disse não ter dúvidas de que a intervenção que será efetuada no Solar das Necessidades preserva o património e a história do edifício.

“É uma requalificação do imóvel que preserva a sua história, cujo projeto obedeceu a um conjunto de critérios, e isso mesmo foi reconhecido também por parte do gabinete técnico da Câmara Municipal de Ponta Delgada”, destacou o autarca social-democrata.

Tiago Delgado, acionista da sociedade “Solar das Necessidades Hotel, SA”, já tinha sido ouvido numa outra audição parlamentar a propósito do mesmo assunto e rejeitou, na altura, qualquer ideia de que o imóvel estivesse ao abandono ou que fosse vítima de negligência.

Segundo o empresário, foram já investidos “mais de 4 milhões de euros” num projeto que adaptação do imóvel a hotel histórico de cinco estrelas, num investimento total que ronda os 37 milhões de euros, financiado por fundos comunitários.

PUB

Um total de 450 estudantes açorianos receberam o pagamento da bolsa de estudo relativa ao ano letivo 2025/2026, no âmbito do Programa de Atribuição de Bolsas de Estudo a Estudantes no Ensino Superior, informou o Governo dos Açores