Saúde

UE quer eliminar sarampo até 2015

A União Europeia (UE) estabeleceu uma nova meta, o ano de 2015, para erradicar o sarampo, considerando possível consegui-lo com uma vasta campanha de vacinação, sobretudo nos países de Leste, onde se registam ainda muitos casos desta doença.


Portugal está entre os países com menos casos registados - apenas cinco em 2010 –, a par dos países nórdicos, segundo as estatísticas hoje divulgadas pelo Centro Europeu de Controlo de Doenças (ECDC, na sigla em inglês).

Apenas oito países não registaram qualquer caso de sarampo este ano - Islândia, Estónia, Letónia, República Checa, Eslováquia, Áustria, Malta e Luxemburgo.

Bulgária, com 21 853 casos comunicados, e França, que registou este ano 3347, são os países com maior incidência da doença, mas há outros com números ainda elevados, como Itália, com 641, ou Alemanha, com 657.
PUB

Premium

Da curiosidade e teimosia de um grupo de investigadores e engenheiros açorianos nasceu, após uma odisseia de 14 anos, a Algicel, uma pequena indústria inovadora que produz a Azora Astaxanthin, um poderoso antioxidante natural, cujas vendas crescem 40% ao ano e que já começa a conquistar o mercado nacional e internacional.