O vice-presidente do executivo açoriano, Artur Lima, que esteve no concelho das Velas para formalizar o protocolo de cooperação, afirmou, citado numa nota de imprensa, tratar-se de uma iniciativa “do maior interesse regional, que possibilita a criação de uma formação especializada na área digital, mitigando diferenças territoriais no acesso a qualificações tecnológicas”.
O documento assinado prevê um apoio financeiro de 35 mil euros, para reforçar as competências digitais dos formandos, aumentar a sua empregabilidade e estimular a criação de novas oportunidades profissionais no setor tecnológico.
Ao mesmo tempo, segundo a nota, a medida “pretende contribuir para a atração e fixação de atividade económica de base tecnológica na região, bem como reduzir as assimetrias territoriais no acesso à formação especializada em tecnologias digitais”.
O vice-presidente do executivo considerou “ser imperativo prosseguir com a aposta na capacitação digital e tecnológica dos jovens açorianos, promovendo a sua fixação nos Açores”.
Segundo Artur Lima, o Governo Regional “está a agir para promover a coesão territorial e o reforço da competitividade regional, de olhos postos no futuro”.
"Este é um eixo de desenvolvimento estratégico para a região. Apostamos no futuro dos nossos jovens, na sua formação especializada, e na criação de condições que reforçam o ecossistema de inovação tecnológica dos Açores”, salientou.
O apoio concedido pela Vice-presidência do Governo dos Açores é atribuído no âmbito do sistema de incentivos financeiros PRO-SCIENTIA.
O curso iniciante de programação em OutSystems ministrado na Escola Profissional da Ilha de São Jorge disponibiliza 22 vagas e terá uma carga horária total de 486 horas, decorrendo até ao dia 22 de junho.
A formação integra 430 horas de componente prática, 56 horas de formação teórica e 15 horas dedicadas a avaliação, indicou o executivo açoriano.
