Açoriano Oriental
Zimbabué
Troika de países da África Austral "não pode impor soluções"
A troika de países da África Austral, que vai tentar desbloquear as negociações sobre a formação de um governo de união no Zimbabué "não poderá impor" uma solução, advertiu um representante do partido do presidente Robert Mugabe.
Troika de países da África Austral "não pode impor soluções"

Autor: Lusa/AOonline
Apesar do impasse nas discussões mantidas com o mediador sul-africano Thabo Mbeki, os rivais políticos do Zimbabué reiniciam segunda-feira o processo negocial na Suazilândia com a participação de uma equipa de mediação alargada ao órgão de política, defesa e segurança da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC).

    Este órgão, constituído por três países-membros do bloco regional, é actualmente presidido pelo rei Mswati III da Suazilândia e integra igualmente Angola e Moçambique.

    As delegações, chefiadas por Mugabe e pelo o líder da oposição zimbabueana, Morgan Tsvangirai, são chamadas a expor os seus pontos de vista e depois "a troika indicará o caminho a seguir", explicou ao jornal estatal Sunday Mail Patrick Chinamasa, negociador do partido no poder, a União Nacional Africana do Zimbabué - Frente Patriótica (Zanu-PF).

    "Porém, os membros da troika não podem impor-nos seja o que for sobre questões importantes, como a atribuição dos ministérios", acrescentou Chinamasa.

    Robert Mugabe (no poder desde 1980) e Tsvangirai assinaram em 15 de Setembro um acordo de partilha do poder que prevê a permanência do primeiro como chefe de Estado e que o segundo assuma o cargo de primeiro-ministro.

    Contudo, ainda não se entenderam quanto à composição do futuro governo de união partilhado entre o poder e a oposição, tendo Mugabe atribuído já unilateralmente as principais pastas governativas ao seu partido.
PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados