Três famílias desalojadas no Nordeste devido à chuva

Três famílias foram retiradas das suas casas durante a madrugada no lugar da Pedreira, concelho do Nordeste, devido à chuva, tendo havido populações que chegaram a estar isoladas, disse à Lusa o presidente da câmara.


 

Segundo Carlos Mendonça, duas destas famílias foram retiradas das suas casas e realojodas "por questões de segurança" e a terceira por a habitação ter sido atinginda por materiais arrastados pela água, tendo acabado por ficar soterrada.

O autarca disse que "várias" outras casas "ficaram destruídas", mas nenhuma delas era habitada.

Várias estradas e caminhos ficaram obstruídos, soterrados e danificados, mas neste momento já não há populações isoladas, acrescentou.

Segundo Carlos Mendonça, durante a madrugada, uma "tromba de água" atingiu aquela zona e "choveu muito" num curto espaço de tempo, provocando "imensos estragos".

O centro de saúde esteve aberto durante a noite e foram assistidas algumas pessoas, afetadas a nível psicológico pelo que estava a acontecer, afirmou ainda o autarca, que explicou que não foram registados feridos.

Os danos estão ainda a ser avaliados e estão no local diversos responsáveis, incluindo o presidente do Governo Regional dos Açores, Vasco Cordeiro, disse ainda o autarca.

O Serviço de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores registou hoje 32 ocorrências, sem vítimas, nas ilhas de São Miguel e Terceira devido ao mau tempo que está afetar os grupos central e oriental, que estão sob aviso vermelho.

PUB

Premium

A funcionar desde outubro, a Unidade de Hospitalização Domiciliária do Hospital do Divino Espírito Santo já internou 18 doentes em casa, oferecendo cuidados de nível hospitalar no domicílio, com uma equipa multidisciplinar dedicada, menor risco de infeções e quedas, maior conforto para o doente e melhor gestão das camas hospitalares