Açoriano Oriental
Transferência de PSP de Rabo de Peixe surpreende autarca da Ribeira Grande
O presidente da Câmara da Ribeira Grande disse que teve conhecimento informal de que os elementos da PSP em Rabo de Peixe vão ser transferidos até final desta semana para a Lagoa, manifestando surpresa pela decisão.
Transferência de PSP de Rabo de Peixe surpreende autarca da Ribeira Grande

Autor: Lusa/AO online

"Fomos informados informalmente por elementos da PSP [em Rabo de Peixe], o que para nós é lamentável. (...) Os efetivos já receberam nota de que têm de se deslocar até ao fim dessa semana", afirmou Alexandre Gaudêncio em declarações à agência Lusa, acrescentando que a ordem partiu do Comando Regional da PSP nos Açores.

A 15 de maio, a ministra da Administração Interna, Anabela Rodrigues, numa deslocação à ilha de São Miguel, anunciou a manutenção da PSP na vila de Rabo de Peixe, garantindo "uma resposta de proximidade" à população.

No mesmo dia, foi assinado um protocolo entre a PSP e a Santa Casa da Misericórdia da Ribeira Grande para cedência de um imóvel na vila piscatória, que irá ter obras de adaptação, para aí instalar a PSP, dado que a atual esquadra de Rabo de Peixe está numa zona de risco de derrocada e já em abril o Ministério da Administração Interna tinha determinado o seu encerramento urgente.

"A decisão de transferir a esquadra da PSP de Rabo de Peixe para o concelho de Lagoa apanhou a Câmara Municipal da Ribeira Grande e a Junta de Freguesia de Rabo de Peixe de surpresa" adianta uma nota de imprensa conjunta da câmara e da junta hoje divulgada.

Segundo o mesmo comunicado, desde a data da assinatura do protocolo, tanto a Câmara Municipal da Ribeira Grande como a Junta de Freguesia de Rabo de Peixe "ficaram a aguardar a transferência do efetivo policial para as novas instalações" e agora ambas as instituições foram "apanhadas de surpresa com os recentes desenvolvimentos, precipitados pelo risco de derrocada na zona onde a esquadra da PSP de Rabo de Peixe estava instalada".

Preocupadas com a situação, câmara e junta voltam a reforçar o apelo às entidades competentes para que "se agilize o processo de adaptação do espaço escolhido para instalar a PSP em Rabo de Peixe".

Alexandre Gaudêncio referiu que a autarquia já entrou em contacto com o Ministério da Administração Interna para obter mais esclarecimentos, tendo sido informado de que se está ainda a "proceder ao levantamento das necessidades de adaptação do imóvel [cedido pela Santa Casa] à esquadra".

"Desde há muito que a Câmara Municipal da Ribeira Grande e a Junta de Freguesia de Rabo de Peixe vêm alertando para o elevado estado de degradação do edifício da PSP de Rabo de Peixe e o risco de derrocada da zona onde o mesmo estava implementado", refere a nota de imprensa, acrescentando que as duas entidades "aguardam que o policiamento diário, 24 horas por dias, não seja colocado em causa".

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados