Açoriano Oriental
EUA
Testado míssil que atinge seis vezes a velocidade do som
A força aérea norte-americana anunciou ter testado na quarta feira, no Pacífico, um míssil de cruzeiro "hipersónico" que atinge seis vezes a velocidade do som, ou seja, mais de 7000 km/h.

Autor: Lusa/AO Online

Este tipo de armamento é concebido para atingir alvos distantes em menos de uma hora e poderá substituir os atuais mísseis balísticos.

O voo-teste do X-15A Waverider durou cerca de 200 segundos e foi o mais longo realizado por um aparelho deste tipo. O anterior recorde - 12 segundos - tinha sido realizado pelo X-43 da NASA.

"Estamos encantados por termos conseguido realizar com êxito a maior parte dos testes desta primeira missão hipersónica do X-51A", disse Charlie Brink, diretor do programa.

Brink adiantou que o avanço no domínio dos motores é "equivalente" à passagem dos aviões a hélice para os de reatores, depois da II Grande Guerra.

Depois de cerca de 200 segundos, "registou-se uma anomalia e o voo terminou", disse fonte da força aérea, precisando que os técnicos estavam a tentar identificar as causas do problema.

O "Waverider" foi lançado de um bombardeiro B-52 que partiu da Base de Edwards, na Califórnia.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados