Autor: Ana Carvalho Melo
O roaming de dados passará a ser até 91% mais barato em 2013, em comparação com 2007. Durante este período, o volume do mercado do roaming de dados cresceu 630%.
Estas duas tendências significam que tanto os consumidores como os operadores de comunicações móveis dispõem de novas e importantes oportunidades graças aos esforços da UE.
A vice-presidente da Comissão Neelie Kroes declarou, a este respeito: "A UE tem de ser relevante para a vida das pessoas. As últimas reduções de preços introduzidas deixam-nos com mais dinheiro no bolso para o verão e são um passo decisivo para nos livrarmos de uma vez por todas das tarifas majoradas. Lucram os consumidores e lucram as empresas, porque o medo desaparece do mercado, fazendo-o crescer."
Os novos tetos tarifários, que entram em vigor em 1 de julho de 2013, são os seguintes: Descarregamento de dados ou navegação na Internet: 45 cêntimos por megabyte (MB) (faturados por kilobyte utilizado) + IVA. (redução de 36 % em comparação com 2012); Efetuar chamadas: 24 cêntimos por minuto + IVA (redução de 17 % em comparação com 2012); Receber chamadas: 7 cêntimos por minuto + IVA (redução de 12,5 % em comparação com 2012); Envio de uma mensagem de texto: 8 cêntimos + IVA (redução de 11 % em comparação com 2012).