Açoriano Oriental
Sete pessoas condenadas por tráfico de droga entre o continente e a ilha de São Miguel
O Tribunal de Ponta Delgada, nos Açores, condenou hoje a penas que variam entre os nove anos e os quatro anos, sete dos nove arguidos envolvidos numa rede de tráfico de heroína e canábis do continente para São Miguel.
Sete pessoas condenadas por tráfico de droga entre o continente e a ilha de São Miguel

Autor: Lusa/AO Online

Segundo a acusação do Ministério Público, entre os arguidos estão dois homens detidos em Alcoentre e as companheiras, que enviavam a droga para São Miguel, que posteriormente era vendida na maior ilha açoriana por outros cinco arguidos.

A droga era enviada em encomendas expedidas por transitário e levantada em São Miguel, sendo que alguns dos réus alegaram, em julgamento, "dificuldades económicas" para o envolvimento neste esquema.

A acusação alegava que a distribuição da droga em São Miguel era efetuada por três dos acusados, irmãos de um dos detidos em Alcoentre, considerado o "líder" da rede.

Em julgamento, o homem negou a existência de um plano a partir da cadeia, mas hoje, na leitura do acórdão, o tribunal considerou que ficou provado que aquele arguido, reincidente, "geria" o negócio, sendo condenado a nove anos de prisão, enquanto a sua companheira foi condenada a cinco anos, com pena suspensa.

O tribunal condenou ainda os três irmãos, que distribuíam a droga em São Miguel junto dos consumidores, a penas de seis anos de prisão, cinco anos e seis meses de prisão e ainda seis anos e dois meses de prisão.

Já um outro casal, também com participação quando a droga chegava a São Miguel, foi condenado a cinco anos e cinco meses (o homem) e quatro anos e um mês (a mulher), ambos com pena suspensa.

O tribunal absolveu, no entanto, um outro arguido, que está também a cumprir uma pena em Alcoentre, e a companheira.

Na leitura do acórdão, o juiz José Vicente disse que, "na generalidade, os factos ficaram provados", mas "não se provou o tráfico na cadeia".

Segundo o juiz, três dos arguidos, incluindo o líder da rede, "há muito que se dedicavam ao tráfico", através de um esquema montado “com fidelidade familiar”.

O tribunal sustenta ainda que os arguidos "uniram esforços para vender a droga em São Miguel" e tinham "um papel fundamental" no tráfico, "nos contactos", na "recolha" das embalagens quando chegavam aos Açores e na "distribuição" na ilha.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados