Açoriano Oriental
Escola
Colégio do Castanheiro

Todos os conteúdos publicados são da responsabilidade da Escola

RTP Açores e Antena 1 Açores - O Mundo no Lar dos Açorianos


Cópia de 20221122_160605_Original

A 10 de agosto de 1975, a história dos meios de comunicação no arquipélago dos Açores foi revolucionada com a fundação dos estúdios da Rádio e Televisão de Portugal (RTP) - Açores. Constituía uma de duas extensões da RTP nas Regiões Autónomas dos Açores e da Madeira que, à data, já tinha sido fundada, em Lisboa, há 40 anos. A instalação de estúdios televisivos permitiria interligar mais rápida e eficazmente Portugal Continental com os territórios insulares.

RTP Açores 

A RTP Açores categoriza-se como um canal televisivo generalista, público e de caráter regional. O projeto surgiu após a revolução de 25 de abril de 1974 e com a proposta da implementação de canais de televisão oriundos dos arquipélagos. O Centro de Produção Regional dos Açores, presidido por António Ramalho Eanes, foi instalado em Ponta Delgada, na Ilha de São Miguel, no edifício que outrora fora a Estação Agrária local.  

No dia de inauguração, a primeira emissão televisiva nos Açores durou seis horas, o dobro das horas diárias atingidas durante o período de emissões experimentais. A sua abertura ocorreu às 15h30, com o discurso do General Altino Pinto de Magalhães, à data Presidente da Junta Governativa dos Açores, e encerrou-se com o Telejornal às 21h30. Nos primeiros anos, o canal emitia diariamente durante três horas, das 18h às 21h, exceto às segundas-feiras, sendo este o dia de “folga” da estação televisiva. 

A empresa tinha os seus próprios emissores, porém, estes passaram a pertencer à Portugal Telecom, atualmente Altice, por um decreto de lei emitido por Aníbal Cavaco Silva, Presidente da República Portuguesa na altura, sendo os emissores atualmente alugados pela RTP. 

Em comemoração do seu 40.º aniversário e por ocasião das festas em honra do Senhor Santo Cristo dos Milagres, as emissões da RTP Açores passaram também a ser transmitidas por cabo para Portugal Continental e para outros territórios constituintes da diáspora, como o Canadá, os Estados Unidos da América e as Ilhas Bermudas, através da RTP Internacional. Algumas produções regionais de ficção incluem O Barco e o Sonho, Xailes Negros e a adaptação da obra literária Gente Feliz com Lágrimas


Antena 1 Açores

Fundada em Ponta Delgada, a 10 de agosto de 1975, à semelhança da RTP Açores, a Antena 1 Açores é uma emissora de radiodifusão pública regional pertencente ao Grupo RTP – Rádio e Televisão de Portugal que transmite localmente em cada uma das nove ilhas do arquipélago dos Açores. 

Além de integrar conteúdos da Antena 1, sediada em Lisboa, transmite também, diariamente, ao público açoriano uma programação completa e diversa, abrangendo eventos, noticiários, debates, entrevistas, música e outros programas de caráter regional, que visam preservar a cultura açoriana. 

A partir de 1928, iniciaram-se as primeiras experiências de transmissão radiofónica no arquipélago, em três postos emissores - o de Jacinto Pedro Ribeiro, o CT2AV e o CT2AJ – localizados na Ilha de São Miguel. Porém, uma década depois, o regime salazarista viria proibir as estações de TSF amadoras. 

Considerada a voz da açorianidade, a rádio atuou como um importante meio de comunicação e entretenimento, contribuindo para a erradicação do analfabetismo na região e para o processo de institucionalização do novo regime democrático no país, através da informação transmitida aos ouvintes.

AO Escolas

Oferta Formativa 2024.2026
A Escola Profissional da Povoação irá iniciar 4 novos cursos para o triénio 2024.2026. As inscrições ainda se encontram abertas. Aceda a este link: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSeU9iFeqOzPByJMXYP2eAz4y2qGhpyLYCu1F3HT8puFnIY3bg/viewform e faça a sua inscrição!
 
Escola Profissional da Povoação
Ano Letivo 2024/2025
Encontra-se aberto, até ao próximo dia 15 de agosto de 2024, concurso para formadores externos.
 
EPROSEC - Escola Profissional
CINE ESCOLA: O CINEMA PENSA
O projeto Cine Escola da E.S. Lagoa integra o Plano Nacional de Cinema, coordenado pelo Ministério da Educação, e tem como objetivo promover a literacia cinematográfica. Foram realizadas quatro modalidades de atividades tendo como ponto de partida o catálogo de filmes disponibilizado na plataforma online do Plano Nacional de Cinema.
 
Escola Secundária da Lagoa

Notícias AO

CApa AO 2 maio 2025
"Governo aberto a discutir salas de consumo assistido" é a manchete de hoje
 
Legislativas: Candidato do BE/Açores defende melhores salários
O cabeça de lista do Bloco de Esquerda (BE) pelo círculo eleitoral dos Açores às legislativas de 18 de maio defendeu o aumento do salário mínimo e médio e “melhores condições” para quem trabalha por turnos.
 
Ucrânia: Zelensky saúda acordo “verdadeiramente justo” com os Estados Unidos
O Presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, saudou o que considera um acordo "verdadeiramente justo" com os Estados Unidos sobre a exploração dos recursos minerais da Ucrânia, depois de meses de negociações.
 
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados

Este site utiliza cookies: ao navegar no site está a consentir a sua utilização.
Consulte os termos e condições de utilização e a política de privacidade do site do Açoriano Oriental.