Açoriano Oriental
Arrendamento
Proprietários insistem na necessidade de liberalização das rendas antigas
A Associação Lisbonense de Proprietários (ALP) considerou que o novo modelo de actualização das rendas que o Governo deve aprovar ainda este ano, é “muito tímido” e insistiu na liberalização das rendas antigas.
Proprietários insistem na necessidade de liberalização das rendas antigas

Autor: Lusa/AO online
O Diário Económico revela hoje que o Governo quer aprovar uma nova lei do arrendamento, que prevê a renovação das rendas num período mais curto e com base na negociação directa entre senhorio e inquilino.

O inquilino proporá um valor para a actualização da renda e, caso o senhorio não concorde com este valor, o proprietário pode despejar o arrendatário, mas terá de o indemnizar num valor correspondente a cinco anos (60 meses) de renda, explicou Menezes Leitão, presidente da ALP.

“Achamos que não faz sentido nenhum, porque, sendo o proprietário a pagar para o inquilino sair, é como se o imóvel fosse expropriado a favor do inquilino”, afirmou.

O responsável destacou que o inquilino tem, assim, “um duplo benefício” enquanto que há “um ónus excessivo para o proprietário”.

“Não só continua a ter de manter o inquilino com base na renda que o próprio inquilino pode propor, como, no caso de não chegarem a acordo, para recuperar o imóvel tem de pagar cinco anos de renda, o que nós achamos um valor exageradíssimo”, referiu.

Para o dirigente também não tem sentido “estabelecer um condicionamento das rendas baseado no valor do rendimento do inquilino, quando o inquilino tenha um rendimento mais baixo”.

“Não cabe aos proprietários assumir as funções de segurança social do Estado e, portanto, as rendas devem ter o valor do mercado do imóvel e não o valor do rendimento dos inquilinos”, defendeu.

Segundo Menezes Leitão, o que vem na proposta que o Governo quer aprovar até ao final do ano “é algo muito tímido” e a lei ideal seria uma “que liberalizasse as rendas que mandasse caducar os contratos antigos”.

“Foi o que nós defendemos sempre. Que estas rendas antigas, que continuam congeladas, consistem num grande fator de entrave do mercado e, portanto, o Governo deve promover uma efetiva liberalização do arrendamento urbano através da extinção dos contratos antigos”, disse, considerando que, se assim não for, esta será mais “uma reforma falhada”.
PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados