Açoriano Oriental
Presidente da República hoje em Málaga para conhecer missão da FAP na Frontex

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, desloca-se hoje à base militar de Málaga, Espanha, onde opera um destacamento português da Força Aérea ao serviço da missão da agência europeia de controlo de fronteiras "Frontex".

Presidente da República hoje em Málaga para conhecer missão da FAP na Frontex

Autor: Lusa/AO Online


O Comandante Supremo das Forças Armadas, chegará à Base Aérea de Málaga ao início da tarde, acompanhado pelo chefe do Estado-Maior da Força Aérea, general Manuel Rolo, e pelo Comandante Aéreo, tenente-general Joaquim Borrego.

Na base, o Presidente da República assistirá a uma apresentação sobre a missão da Frontex, visitará o Comando da Operação Nacional e embarcará na aeronave destacada C295, que estará configurada para a missão de vigilância, reconhecimento e busca e salvamento marítimos, de acordo com o programa da visita.

A Força Nacional Destacada em Málaga é constituída por 14 militares da Esquadra 502 - "Elefantes" - (mais um oficial de ligação em Madrid), com uma aeronave C295, operando a partir daquela base militar em missões de monitorização do narcotráfico, imigração ilegal, poluição marítima e pesca ilegal no mediterrâneo.

No âmbito da componente de busca e salvamento marítimos, a força portuguesa já participou no resgate, desde o início do ano, de cerca de 700 migrantes, disse à Lusa o porta-voz da FAP. A Força Aérea Portuguesa tem colaborado com a Frontex desde 2007 com um avião P-3 e desde 2011 com uma aeronave C-295 em sucessivas missões.

Entre as várias missões realizadas, destaca-se uma operação no passado dia 28 de maio, em que pela primeira vez na história da Esquadra 502, com a aeronave C295, foi accionado o equipamento das balsas de salvamento (KIT-MA1), que permitiu o resgate bem-sucedido, sem vítimas, de 34 migrantes a bordo de uma embarcação que sofreu uma explosão.

 


PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados