Açoriano Oriental
Praias de Água d’Alto vão ficar ligadas através de um passeio
 

Além de um local de passeio junto à linha de costa, Praia de Água d’Alto e Prainha vão ter mais 160 lugares de estacionamento. Secretário garante reforço de segurança na zona

Praias de Água d’Alto vão ficar ligadas através de um passeio

Autor: Paulo Faustino
 

As duas praias situadas em Água d’Alto, junto à zona de intervenção das Scut, irão disponibilizar mais 160 lugares de estacionamento (além dos actuais) e vão estar ligadas entre si com a construção de um passeio que permitirá às pessoas passearem junto à linha de costa em segurança.

O anúncio foi feito ontem pelo secretário da Ciência, Tecnologia e Equipamentos, na sequência da sua visita às obras integradas na construção das estradas Scut no Eixo Sul, tendo apresentado o projecto rodoviário previsto para a zona entre a Praia de Água d’Alto e a Prainha.

Além do passeio que ligará as duas praias de Água d’Alto, está ainda projectada a construção de um segundo passeio entre a praia grande e a Ribeira da Praia, local de acesso ao estacionamento que no Verão passado já foi utilizado pelo público.

José Contente não se comprometeu com prazos para a conclusão dos trabalhos em Água d’Alto, mas adiantou que os utentes da zona balnear poderão usufruir do espaço, já com alguma segurança, no próximo Verão. No entanto, com as obras a decorrerem a bom ritmo, o governante confia que os trabalhos no Eixo Sul estejam terminados dentro de cerca de um ano. “A Euroscut não indicou um prazo concreto para a conclusão das obras aqui em Água d’Alto, mas tudo fará para que estes constrangimentos sejam progressivamente diminuídos, porque é difícil fazer uma obra destas com o trânsito a passar. Todos têm que ter a paciência que tiveram até agora”. Isto por se tratar de “transtornos que resultarão num bem final para todos”.

A execução das obras nesta parte da ilha implicou o alargamento da via e o avanço sobre o areal em cerca de 60 centímetros. Um custo ambiental que José Contente considera mínimo para reforçar as condições de segurança no local: “Tivemos a preocupação de minimizar ao máximo a utilização do areal para o impacto ser menor, mas (60 cm) foram necessários para garantirmos melhores condições de segurança, conforto e transitabilidade”.

Do ponto de vista técnico, o reforço de segurança junto às praias de Água d’Alto, que vão dar uma nova configuração a estas zonas balneares, passa, entre outras coisas, pelo desvio da estrada em relação aos taludes que confinam com ela. A deslocação da faixa de rodagem será aproveitada para a construção de um valão destinado a depositar os materiais resultantes de deslizamentos de terras e pedras. Para tornar essa operação viável houve que edificar novos muros de suporte e reforçar a protecção da orla marítima. Acresce que entre o segundo acesso à Ribeira Chã e o bar da Praia Grande o talude sobranceiro à estrada será intervencionado ao longo de 200 metros, a Poente.

Leia esta notícia na íntegra no jornal Açoriano Oriental de sábado, dia 13 de Novembro de 2010

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados