Açoriano Oriental
Açores/Eleições
PPM quer "entregar a saúde aos médicos" e acredita que elege três deputados

O presidente do PPM considerou que se deve "entregar a saúde aos médicos" e lembrou que os monárquicos são quem tem mais médicos nas listas às eleições açorianas, afirmando que o partido deve eleger "três, quatro deputados".

PPM quer "entregar a saúde aos médicos" e acredita que elege três deputados

Autor: Lusa/AO Online

Em declarações aos jornalistas, em Ponta Delgada, Gonçalo da Câmara Pereira declarou que o grande problema nos Açores é a saúde e sublinhou que o partido é o único que tem vários médicos nas listas.

"Falo não só aos dirigentes de Lisboa, mas aos dirigentes aqui das ilhas - para resolver o problema da saúde, entreguem a saúde aos médicos, deixem-se de políticas e dos seus políticos a resolver o problema da saúde", afirmou.

O presidente do partido disse que, ao fim de "24 anos do mesmo governo, que se mostra com senilidade", a liderança deve ser renovada, com o voto nos candidatos monárquicos.

Já o cabeça de lista pelo círculo de São Miguel, Paulo Margato, falou numa campanha "revoltante", porque nunca pensou "que houvesse tanta miséria e tanta pobreza em São Miguel".

O médico, que dirigiu a Unidade de Saúde de Ilha de São Miguel e foi delegado de saúde concelhio, afirmou que são reconhecidas todas as suas "grandes lutas sociais", como a denúncia de maus-tratos a idosos nas Unidades de Cuidados Continuados Integrados na Santa Casa da Misericórdia.

A campanha eleitoral, que arrancou em 11 de outubro, termina hoje, deixando o sábado para reflexão, antes do sufrágio, que acontece no domingo, dia 25 de outubro.

Nas eleições regionais açorianas existe um círculo por cada uma das nove ilhas (São Miguel, Terceira, Faial, Pico, São Jorge, Graciosa, Santa Maria, Flores e Corvo) e um círculo regional de compensação, reunindo os votos que não foram aproveitados para a eleição de parlamentares nos círculos de ilha.

Ao todo, são 13 as forças políticas que se candidatam aos 57 lugares da Assembleia Legislativa Regional: PS, PSD, CDS-PP, BE, CDU, PPM, Iniciativa Liberal, Livre, PAN, Chega, Aliança, MPT e PCTP/MRPP.

O PPM concorre por todos os círculos eleitorais.

Nas anteriores legislativas açorianas, em 2016, o PS venceu com 46,4% dos votos, o que se traduziu em 30 mandatos no parlamento regional, contra 30,89% do segundo partido mais votado, o PSD, com 19 mandatos, e 7,1% do CDS-PP (quatro mandatos).

O BE, com 3,6%, obteve dois mandatos, a coligação PCP/PEV, com 2,6%, um, e o PPM, com 0,93% dos votos expressos, também um.

Estão inscritos para votar 228.999 eleitores.

O PS governa a região há 24 anos, tendo sido antecedido pelo PSD, que liderou o executivo regional entre 1976 e 1996.

Vasco Cordeiro, líder do PS/Açores e presidente do Governo Regional desde as legislativas regionais de 2012, após a saída de Carlos César, que esteve 16 anos no poder, apresenta-se de novo a votos para tentar um terceiro e último mandato como chefe do executivo.


PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados