Açoriano Oriental
José Brás eleito presidente do Conselho Geral da academia açoriana
O empresário José Brás foi hoje eleito como novo presidente do Conselho Geral da Universidade dos Açores, recebendo 14 dos 15 votos possíveis, substituindo assim Madruga da Costa, que abdicou por razões de saúde.
José Brás eleito presidente do Conselho Geral da academia açoriana

Autor: Lusa/AO Online

“Sendo eu ligado às empresas, pretendo transmitir uma sensibilidade do tecido empresarial para que a Universidade dos Açores também possa ter a capacidade de responder aos desafios com que todos nós estamos confrontados face ao desenvolvimento económico dos Açores”, afirmou José Brás.

O empresário é responsável por uma dos maiores grupos económicos dos Açores, o grupo Finançor, e foi eleito no último Conselho Geral como o quarto elemento externo, na sequência da saída de Madruga da Costa.

Outros dos potenciais candidatos a presidente do Conselho Geral eram os conselheiros externos Gualter Furtado, presidente do Novo Banco dos Açores, José António Resendes, gestor, e César Malheiro, da Portugal Telecom.

De acordo com os estatutos, o presidente do Conselho Geral só pode ser eleito do grupo de externos.

José Brás apontou que “não há uma verdadeira relação” entre a academia açoriana e o tecido empresarial e, nessa perspetiva, defende ser necessário que cada setor da sociedade possa cooperar com os restantes, por forma a evitar que se aposte em cursos na academia açoriana que depois não têm saída prática.

O presidente do Conselho Geral da academia açoriana frisou querer ver refletidos o valor dos conhecimentos da academia açoriana na economia açoriana.

Entre outras funções, cabe ao Conselho Geral aprovar as linhas gerais de orientação da universidade nos planos científico, pedagógico, financeiro e patrimonial, definir metas e objetivos de gestão, em termos de resultados, e acompanhar a gestão no que respeita ao cumprimento destes requisitos.

Este órgão emite ainda normas gerais sobre a gestão administrativa e financeira da universidade e aprova o relatório anual e as contas, elaborados sob a responsabilidade do reitor, entre outras funções.

 

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados