Patrão Neves pede proteção de regiões vulneráveis como os Açores

A eurodeputada do PSD, Maria do Céu Patrão Neves, salientou esta quinta-feira a necessidade de acautelar o impacto de um acordo de livre comércio com o Mercosul nas regiões vulneráveis e em determinados produtos sensíveis.


Maria do Céu Patrão Neves falava esta quinta-feira na sessão plenária do Parlamento Europeu, durante o debate sobre o ponto da situação das relações comerciais UE-Mercosul

A preocupação de Patrão Neves centra-se no facto de os Açores serem neste contexto uma região vulnerável e de alguns dos seus produtos, como a carne, uma das fileiras mais importantes da agricultura açoriana, estarem incluídos na lista de produtos sensíveis, segundo nota enviada à comunicação social.

" Os acordos de livre comércio podem ser, efetivamente, um contributo importante para a dinamização económica, criação de emprego e produção de riqueza. Mas, lamentavelmente, a agricultura tem servido demasiadas vezes como “moeda de troca” para bons acordos ao nível dos serviços e indústria.", afirmou a eurodeputada.

PUB