Açoriano Oriental
Escola
Colégio do Castanheiro

Todos os conteúdos publicados são da responsabilidade da Escola

Os cabos submarinos da Marconi


ITALCABLE

Desde a importante descoberta das ondas de rádio que vários investigadores e inventores trabalharam para as tentar usar como meio de transmitir informação. Um desses investigadores era um jovem italiano de nome Guglielmo Marconi. 

Em Portugal, após várias peripécias e contratempos, entre os quais o início da 1.ª Guerra Mundial, e em resultado de um contrato de concessão com o governo português, foi criada a Companhia Portuguesa Rádio Marconi que viria a tornar-se sinónimo de comunicações de longa distância.

Em 1925, a Companhia Portuguesa Rádio Marconi deu início à era da comunicação entre Portugal e o resto do mundo. A estação dos Açores apenas entrou em funcionamento no ano seguinte, sendo bastante importante dada a sua posição geoestratégica no meio do Atlântico Norte.

Segundo Paulo Rego, trabalhador da estação de Ponta Delgada da Companhia Portuguesa Rádio Marconi (atualmente integrada na PT e na Altice), inicialmente tratava-se apenas de telegrafia sem fios. As mensagens eram transmitidas em código Morse e a informação recebida, depois de descodificada, era entregue ao destinatário por um grupo de mensageiros chamados de boletineiros, deslocando-se inicialmente em bicicletas e depois em motorizadas.

As primeiras estações de telegrafia sem fios da companhia (CPRM) entraram em funcionamento em novembro de 1926 nos Açores e na Madeira, ao que se seguiram as estações no continente e nas colónias ultramarinas.

Em 1938, os circuitos radiotelefónicos Lisboa-Ponta Delgada e Lisboa-Funchal foram abertos ao público. Foram iniciados devido à profunda alteração do clima económico e político observado durante a década de 30 no nosso país. Esta rede de comunicações contribuía para o plano estratégico de ligações entre Portugal Continental, os Açores, a Madeira, os territórios coloniais e a restante rede mundial.

As suscetíveis ligações telefónicas eram asseguradas via rádio, em Ponta Delgada (S. Gonçalo), por antenas rômbicas. Na década de 1990, foram também implementados outros serviços telemáticos, a televisão e foi ampliada a oferta comercial. 

Segundo João Quental Mota Vieira, em 1990 e, mais tarde, no ano 2000, a estação de Ponta Delgada foi complementada com mais duas, a estação terrena da Terra Chã, na ilha Terceira, e a estação terrena da Ilha das Flores, respetivamente. Atualmente, apenas o edifício da estação de São Miguel ainda existe, embora muito degradado. 

Nesse mesmo ano de 2000, deu-se entrada em funcionamento à rede de cabos submarinos óticos. Esta implementação foi, essencialmente, realizada por parte de uma conjunção de vontades (empresa privada da Marconi), em nome do Estado.  

Em suma, podemos afirmar que a Companhia Portuguesa Rádio Marconi teve um grande impacto em Portugal, nomeadamente como agente de inovação, constituindo um elemento essencial na comunicação estratégica durante a Guerra do Ultramar (décadas de 60 e 70) e nos Açores, especificamente, por ser a única forma de ligação, para além do serviço postal, entre as ilhas e o mundo (até 1977). 

AO Escolas

Oferta Formativa da EFTAZORES
Aos já habituais cursos nível IV de Cozinha/Pastelaria e de Restaurante/Bar, junta-se o de Alojamento Hoteleiro no próximo ano lectivo.
 
Escola de Formação Turística dos Açores
Noite da Comunidade - 26/04/2024 - Povoação
A Biblioteca Escolar da EBS da Povoação está a organizar a 2ª edição da Noite da Comunidade.
 
Escola Básica e Secundária da Povoação
A Seleção Artificial dos bovinos nos Açores
As turmas do 12ºA e B aceitaram o convite do técnico Carlos Ferreira para conhecerem in loco , no dia 16 de janeiro, a atividade da Associação Agrícola de S. Miguel na área da reprodução assistida dos bovinos na região. Esta área de atividade da Associação, embora pouco divulgada na população em geral, apresenta atualmente uma dinâmica e relevância surpreendentes neste setor.
 
Escola Secundária da Lagoa

Notícias AO

Açoriano Oriental apresenta hoje uma edição especial dedicada aos 50 anos do 25 de Abril
Destaque para a entrevista a Mota Amaral que afirma que "Foi o 25 de Abril e não o 6 de Junho que impulsionou a Autonomia"
 
Açores aumentam em 9,7% as dormidas em alojamentos turísticos no mês de março
Os Açores registaram uma subida homóloga de 9,7% no número de dormidas em alojamentos turísticos, em março, segundo estimativas do Serviço Regional de Estatística (SREA).
 
PSD, CDS e PS chumbam comissão de inquérito à privatização da ANA proposta pelo PCP
O parlamento chumbou a proposta do PCP para a constituição de uma comissão de inquérito à privatização da ANA Aeroportos, concretizada em 2013 pelo Governo PSD/CDS liderado por Pedro Passos Coelho.
 
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados