Açoriano Oriental
Ambiente
Novo sistema para a gestão dos resíduos em 2010
O Governo Regional adjudicou a elaboração do Sistema Regional de Informação sobre Resíduos (SRIR), uma ferramenta estratégica para a gestão regional da informação no âmbito do planeamento, licenciamento, gestão, monitorização e regulação em matéria de resíduos.

Autor: Paula Gouveia/Daniela Correia
Toda a informação relativa à produção e gestão de resíduos nos Açores, bem como das entidades que operam no sector, estará reunida no SRIR que vem substituir na Região o equivalente nacional (SIRER/SIRAPA).

Nos Açores são produzidas dezenas de diferentes tipos de resíduos que são geridos por diversos operadores e entidades gestoras. Porém, a informação sobre a sua produção e gestão está dispersa ou mesmo incompleta.

Com o SRIR, passará a existir uma base de dados susceptível de acesso individual, nomeadamente por correio electrónico , que irá permitir à Região usufruir de um mecanismo simplificado de inscrição e registo de produção e gestão de resíduos, e permitirá ainda o acesso à informação de uma forma sistematizada.

A secretaria regional do Ambiente e do Mar é a entidade responsável pela implementação do SRIR que, segundo as previsões, estará operacional em Janeiro de 2010.
PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados