Açoriano Oriental
Construção
Novas encomendas na construção desaceleram
As novas encomendas na construção e obras públicas caíram 3,1 por cento no segundo trimestre, face a igual período do ano passado, reflectindo a desaceleração do segmento Obras de Engenharia, segundo dados divulgados pelo INE.
Novas encomendas na construção desaceleram

Autor: Lusa/AO online
    De acordo com os números do Instituto Nacional de Estatística (INE), depois de terem aumentado 11,5 por cento de Janeiro a Março, as novas encomendas na construção e obras públicas caíram 13,7 por cento no segundo trimestre, face ao anterior.

    A variação média anual foi negativa em 2,6 por cento.

    Segundo o INE, esta desaceleração do valor das encomendas resultou de uma variação homóloga negativa de 10,8 por cento no segmento de Construção de Edifícios (menos 1,8 pontos percentuais do que o verificado no primeiro trimestre de 2008).

    O segmento Obras de Engenharia, por sua vez, passou de uma variação homóloga de 72,2 por cento para 53,2 por cento no primeiro e segundo trimestres de 2008, respectivamente.

    De Abril a Junho, comparativamente ao trimestre precedente, o índice de novas encomendas na construção diminuiu 13,7 por cento, enquanto no mesmo trimestre de 2007 se tinha registado uma diminuição de 6,7 por cento, acrescenta o INE.

    Os dois segmentos registaram assim comportamentos negativos, tendo o de Obras de Engenharia descido 28,7 por cento face a igual período do ano passado, enquanto que o segmento de Construção de Edifícios apresentou uma diminuição de 4,2 por cento em relação ao segundo trimestre do ano passado.

    O Índice de Novas Encomendas na Construção e Obras Públicas, publicado trimestralmente pelo INE, tem como objectivo fornecer informação sobre a evolução em valor da procura de produtos e serviços, bem como fornecer uma indicação acerca da produção futura.
PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados